Novidades

Mentoria ajuda no desenvolvimento de carreiras

O mercado está exigente e concorrido. Além da escassez de vaga, as que existem buscam por profissionais qualificados e aptos para várias atividades. Por isso, de olho das tendências, está surgindo um profissional focado em treinar profissionais para encarar esta nova realidade, o Mentor que é um profissional experiente e focado em realizar Mentoria.
Existem alguns métodos que auxiliam estes profissionais a alcançarem suas metas e melhorar seu desempenho, como é o caso do Coaching e o Mentoring. Mas, você sabe qual a diferença entre Coaching e Mentoring?
Utilizados erroneamente como sinônimos, esses dois termos possuem características que os tornam bem diferentes entre si. Muito dessa confusão acontece porque ambos métodos possuem a mesma finalidade: ajudar pessoas a conseguirem superar suas limitações e alcançarem os seus objetivos.
Duas figuras bastante recorrentes quando o assunto é gestão e aceleração de carreira, o coach e o mentor estão longe de ter papéis equivalentes. Embora ambos trabalhem para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, lançam mão de diferentes metodologias e abordagens para atingir esse objetivo.
“Mentor é alguém com mais experiência que o mentorado em determinada área que vai ajudá-lo a ter mais resultados na área foco da mentoria pois já realizou o que o Mentee almeja”, explica Claudio Brito, responsável pela Global Mentoring Group. Já o coaching consiste no desenvolvimento da capacidade e habilidade de cada um e ele não precisa ter conhecimento na área foco do cliente.
Investir em mentoria permite mais velocidade na obtenção de resultados, uma vez que o mentor mostra o caminho das pedras. Todas as pessoas que lidam com público podem ampliar seus resultados em determinada área através deste tipo de trabalho.
Este tipo de serviço está disponível em plataformas on-line, como site de empresas, e em treinamentos presenciais. Segundo Claudio, a mentoria chega ao mercado para proporcionar uma vida com mais sentido, conectada ao seu propósito e maior retorno financeiro.
Entre os cenários mais comuns que levam as pessoas a procurar esse tipo de apoio, é possível citar entrada no mercado, insatisfação com a carreira atual e vontade de mudar de área, transição de cargos, posições de liderança à vista, grandes projetos pela frente ou mesmo a vontade de desenvolver certas habilidades, como expandir uma empresa internacionalmente.
A Global Mentoring Group é uma empresa americana com foco em contribuir para o sucesso de pessoas e organizações através do conhecimento e tem como carro chefe a Formação de Mentores.
mentoria

You may also like

Banner Community

Leia mais