Mentoria Organizacional: Programa de Mentoring

Publicado em: 04/11/2019
Autor: admin
Assunto: Mentoring
Tempo de leitura: 2 minutos

Para que a Mentoria Organizacional tenha sucesso em uma organização, é fundamental o envolvimento do nível de cima da empresa e que o Mentor planeje e estruture o programa antes de executá-lo. Pensando nisso, listamos o passo a passo do processo para você conhecer:

Mentoria Organizacional
Mentoria Organizacional vem ganhando espaço no mercado

#1 Definição dos objetivos do programa

Estimular o engajamento de novos colaboradores, preparar líderes, manter e aproveitar, ao máximo, os talentos, ajudar a melhorar o clima organizacional, estimular a inovação e a criatividade.  

#2 Criação de um cronograma 

Definição de um calendário para guiar as ações dos participantes do projeto, estipulando o que será trabalhado, como será medido e quando serão as datas de avaliação de cada etapa. 

#3 Planejamento do programa

Essa etapa deve ser desenvolvida com a equipe de supervisão. Nela serão definidos aspectos como quantidade de pares a ser formada, critérios de formação, plano de trabalho, tempo de duração do processo, entre outras ações. 

#4 Capacitação das equipes de suporte

Cada par de Mentor e Mentorado deve ser acompanhado por supervisores de relacionamento durante o processo. 

#5 Seleção dos Mentores 

Apesar de o Programa de Mentoring se caracterizar pela troca de conhecimentos entre Mentor e Mentorado, o primeiro é responsável pela aplicação da metodologia e pelo desenvolvimento dos colaboradores. Logo, é peça-chave para o sucesso do programa. Pode ser um profissional de fora da empresa, um gestor ou funcionários mais experientes.

#6 Escolha dos Mentorados

Os profissionais que farão parte do programa devem ser escolhidos entre os que se alinham aos objetivos da empresa. 

#7 Treinamento de Mentores e Mentorados

Nessa fase, os participantes aprenderão a se comportar durante o processo, quais ferramentas e técnicas poderão usar, tomarão conhecimento das expectativas e dos objetivos da organização em relação ao projeto e o que é esperado deles.

#8 Formação dos pares

Talvez seja a parte mais delicada do processo, porque não há garantia que cada par dará certo. Porém, existem técnicas e ferramentas que aumentam as chances de os relacionamentos serem produtivos e harmônicos, trazendo mais sucesso ao programa.  

Consolidados esses passos, é possível iniciar o Programa de Mentoring propriamente dito. Se eles forem realizados de forma competente e com avaliações constantes, é muito provável que o processo atinja os objetivos pré-determinados.  

 

Outros conteúdos