Mentoring

Publicado em: 17/08/2017
Autor: admin
Assunto: Novidades
Tempo de leitura: 6 minutos

Mentoring tradução e significado

Curso de introdução ao Mentoring

Mentoring é um termo inglês, normalmente traduzido para o português como “mentoria”. O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente (Mentor) ajudar outra menos experiente (Mentee), em um campo de interesse do Mentee, onde o Mentor possui conhecimento comprovado.

Mentoring e Coaching

Essas duas modalidades possuem características e qualidades distintas. Por isso, combiná-las muitas vezes é a melhor forma de conseguir os melhores resultados. Um profissional que domine as competências de Coaching e Mentoring terá todas as armas ao seu alcance para conseguir trazer à tona o melhor do seu aprendiz.
O domínio das duas abordagens permite que o Coach/Mentor consiga fazer com que o coachee ou mentee encontre as respostas com maior facilidade, já que ele já passou pelas mesmas situações que o seu pupilo.

Manual do Mentoring

Com influências do Coach, PNL, Access e de técnicas desenvolvidas em Harvard, MIT, Babson e Stanford lançamos o Manual do Mentor Global Mentoring Group contendo um roteiro simples e prático de atendimento que coloca na mão do Mentor ferramentas poderosas para fazer com que o Mentee atendido maximize seus resultados de forma ágil.
No vídeo a seguir você irá ter acesso a uma apresentação completa do Manual do Mentor.

Relacionamentos e Liderança

Ao Mentoring, como atividade profissional, foram identificadas a Importância de conhecimento técnico especializado e a necessidade do desenvolvimento de competência específica para sua aplicação, possibilitando, assim, estender a toda sociedade os valores e os benefícios da sua prática com respeito e sigilo absoluto.

Mentoring PDF

No formulário a seguir você pode baixar uma amostra do Manual em PDF e conhecer detalhes da Certificação Internacional em Mentoria de Negócios & Inovação.


Exemplos de Mentoring

O mentor de Alexandre, o Grande, foi Aristóteles, o de Martin Luther King foi Gandhi, o de Jim Collins foi Peter Drucker, o de Bill Gates foi o Warren Buffet, o de Marc Benioff foi o Tony Robbins, e por ai vai. É importante notar que você deve e pode ter diversos mentores durante a sua vida, dependendo do problema e desafio que você vai ou está enfrentando saiba que existe alguém que já passou por isso e estará disposto a ajudar.

Mentoring nas Empresas

O mercado passou por severas mudanças ao longo das últimas décadas, muito mais competitivo, com clientes exigentes e produtos mais parecidos.
O atendimento prestado passou a ser visto com outros olhos e virou estratégico, assim o Mentoring ganhou relevância por trazer o olhar de alguém mais experiente sobre alguém que está começando, treinamentos arcaicos e defasados ganham ares práticos, criam relações mais sólidas e geram resultados mais consistentes para todos os envolvidos.

Mentoring curso

Desde 2014 venho aperfeiçoando um método que já atendeu milhares de empreendedores no Brasil e que agora está se tornando mundial através do Global Mentoring Group e você que já é mentor ou está iniciando nessa área pode ter acesso quase de graça.
Nas técnicas ofertadas ofereço mais de 100 conteúdos gravados no Brasil, Vale do Silício e em Cambridge com a ajuda de nomes como Guy Kawasaki, Lynda Weinman, Steve Blank, Eric Ries, Alexander Osterwalder e instituições como Stanford, Babson, Harvard e MIT, nomes e instituições de peso onde tive o privilégio de estudar e agora ofereço a você através de uma Certificação Internacional em Mentoria de Negócios & Inovação.
No conteúdo, ensino tudo que aprendi nos treinamentos que participei no Brasil e no Exterior além de diversas maneiras para você ganhar dinheiro com o mercado de mentoria, sendo você um coaching, professor, empreendedor ou profissional liberal.
Através da Certificação você descobrirá como usar os eventos de Startup para promover o seu trabalho de Mentor e encontrar o momento certo para fazer atendimentos individuais, em grupo e até realizar um workshop com empreendedores, além de entender como você pode através da mentoria virar um investidor-anjo no estágio inicial de uma ideia, provendo apenas a sua experiência e recursos iniciais. A Certificação ainda irá colocar na sua mão os documentos necessários para você se proteger como Contratos de Investimento e Confidencialidade (o famoso NDA).
Você ainda pode escolher entre o treinamento online e o físico no Brasil ou nos Estados Unidos, saiba todos os detalhes aqui.

Programa de Mentoring

Em um Programa de Mentoring, o Mentee será orientado para atingir determinado objetivo por um profissional mais experiente e que já atingiu esse objetivo (Mentor) este compartilhará seus conhecimentos, suas vivências e sobre o seu mercado de atuação. Através do programa, os Mentees passarão por sessões de orientação, realizadas pelos seus Mentores.

Coaching e Mentoring na Gestão de Pessoas

As organizações têm investido cada vez mais na gestão de pessoas como uma forma de aumentar seus resultados e lucros. Neste sentido, incentivar o desenvolvimento dos colaboradores torna-se um diferencial competitivo e essencial para as organizações que buscam se destacar no mercado.
Existem diversas metodologias que focam no crescimento e evolução dos profissionais. Entre elas estão o Coaching e o Mentoring.
No Coaching temos a figura do Coach (Profissional com uma série de métodos e técnicas para ajudar alguém “Coachee” a atingir determinado objetivo) e do Coachee (alguém que quer atingir determinado objetivo e que será auxiliado pelo Coach).
No Mentoring temos a figura do Mentor (Profissional com uma série de métodos e técnicas para ajudar alguém “Mentee” a atingir determinado objetivo e com experiência na área foco desse Mentee) e do Mentee (alguém que quer atingir determinado objetivo e que será auxiliado pelo Mentor).

Mentoria Reversa

É comum a ideia de que uma mentoria funcione com o repasse dos ensinamentos de uma pessoa com maior “tempo de estrada” a um aprendiz mais jovem. Um modelo de mentoria reversa, no entanto, questiona essa lógica e propõe estimular os profissionais mais novos a compartilhar sua visão com executivos experientes. A ideia é que estes também usufruam da troca de experiências e a corporação como um todo evolua.
A ideia de mentoria reversa foi criada em 1999, nos Estados Unidos, pelo então presidente da General Electric, Jack Welch. Naquele momento, o executivo que mais tarde se tornaria um ícone da gestão viu a necessidade de inverter papéis. Ele queria fazer com que seus diretores aprendessem a utilizar a internet com os funcionários mais jovens, já familiarizados com a tecnologia.
Fonte: DCI

Mentoria Ferramentas

O Mentoring é uma relação entre duas pessoas visando atingir determinado objetivo e quando falamos de uma relação, sabemos que quanto mais o Mentor conhecer sobre o ser humano mais ele terá ferramentas e saberá como extrair melhores resultados da sua relação com o Mentee.
Vou compartilhar algumas ferramentas e conceitos que vão ajudar você a ter uma outra visão da relação Mentor e Mentee e favorecer o Mentor na busca por um link maior com o seu Mentee.
Janela de Johari: Ferramenta conceitual, que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo.
Canais de comunicação: Apesar de termos uma experiência completa na vida através dos cinco sentidos preferimos comunica-la de forma resumida e confortável. Assim, cada pessoa tem um canal preferencial de comunicação – Visual, Auditivo ou Cinestésico. O ideal é sabermos nos comunicar nestes 3 canais e adaptar nossa linguagem de acordo com o canal preferencial de nossos interlocutores. Isto gera uma comunicação muito mais eficaz, objetiva e que é compreendida com mais facilidade pelo outro.
Rapport: O “rapport” é uma harmonia na comunicação, permitindo que você encontre a outra pessoa no modelo que ela tem do mundo. Quando estabelecido, é uma “dança” na qual as duas pessoas espelham seu comportamento verbal e não verbal.
Escuta ativa: A ferramenta consiste em uma pessoa transmitindo a mensagem e a outra ouvindo, compreendendo e interpretando com atenção as informações fornecidas, seja de forma verbal ou não verbal.
Backtracking: É a habilidade de reafirmar pontos-chave usando as palavras da pessoa com quem estamos interagindo, acompanhando-a com o mesmo tom de voz e linguagem corporal.
Lócus de controle: Refere-se ao grau em que as pessoas sentem que não têm controle sobre os eventos que influenciam as suas vidas. Quando você está lidando com um desafio em sua vida, você sente que você tem controle sobre o resultado? Ou você acredita que você está simplesmente nas mãos de forças externas?
Essas são ferramentas amplamente divulgadas e simples de serem aplicadas em sua mentoria que podem fazer a diferença na hora de se relacionar não apenas com o seu mentee mas com as pessoas a sua volta.
#mentor #mentoria #mentee #inovação #negócios #globalmentoringgroup #claudiobrito

Outros conteúdos