Desenvolvimento pessoal: como começar?

Desenvolvimento pessoal é mais do que focar na vida profissional, é uma forma de viver melhor.
Desenvolvimento pessoal: como começar?

Desenvolvimento pessoal é mais do que focar na vida profissional, é uma forma de viver melhor.

Seja abordando lacunas de conhecimento como saúde e bem-estar, aprimorando as habilidades existentes e alterando seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal ou até mesmo aprendendo algo completamente novo.

Adotar uma mentalidade de crescimento é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal.

Mas como começar? Comece avaliando seu próprio desempenho geral.

Depois de identificar as fraquezas/desafios que você espera melhorar, dê uma olhada na lista abaixo para algumas estratégias de desenvolvimento pessoal tangíveis e concretas. 

Aqui estão 11 que eu acho que realmente funcionam.

 

11 estratégias de desenvolvimento pessoal que funcionam

 

1. Defina metas

Em primeiro lugar, estabeleça metas e objetivos claros. Identifique e anote o que você e sua equipe precisam alcançar e, em seguida, use isso como referência e medida de sucesso. 

Definir grandes metas ajudará; certifique-se de que seu objetivo seja específico, mensurável, alcançável, realista e baseado em tempo.

 

2. Anote

Comprometa uma ação no papel (ou uma lista digital de tarefas) no momento. 

Além disso, você pode também usar sistemas de gerenciamento de desempenho – como o recurso de avaliação individual, que pode ajudar a mantê-lo no caminho certo para as metas de desenvolvimento pessoal.

Afinal, ninguém gosta de uma lista de verificação irritante e não marcada.

 

3. Faça o que funciona para você

Se você já fez algo de uma certa maneira antes e isso o ajudou a melhorar, use essa tática novamente. 

Não adianta comprar muitos livros de auto-ajuda se você sabe que o que responde melhor ao aprendizado é um curso de coaching ou uma mentoria.

 

4. Comece pequeno

Pode parecer assustador ” se tornar um comunicador melhor “. Mas se você dividir esse alvo considerável em etapas menores e começar com apenas uma delas, a tarefa parecerá menos desafiadora.

Nesse sentido, se você se desafiar a atingir apenas uma meta modesta no início, poderá crescer a partir daí quando estiver pronto. Alcançar um objetivo de desenvolvimento pessoal pequeno e mais alcançável, nos fortalece e nos encoraja a continuar. 

Em pouco tempo, você estará trabalhando alegremente em direção ao seu objetivo final.

 

5. Vá no seu próprio ritmo

Isso é semelhante ao ponto anterior. Além de começar pequeno, você não deve se pressionar para conseguir algo em um prazo muito curto. 

Muitas vezes nos comprometemos demais, por isso, se você não conseguir atingir seu objetivo no tempo que permitiu, seja gentil consigo mesmo e relaxe o prazo. 

Ainda mais se o seu objetivo for como uma maratona: você pode não conseguir tudo de uma vez, mas cada passo que você der será um passo mais próximo da linha de chegada.

 

6. Melhore as habilidades existentes

Quando se trata de auto-aperfeiçoamento, muitas vezes nos concentramos em aprender algo novo.

Mas às vezes você pode querer considerar melhorar algo que já é bom, em vez de abordar uma de suas fraquezas. Muitas vezes nos concentramos em nossos pontos negativos. 

Mas se você pode fortalecer algo que já é bom, pode se tornar extraordinário nisso. Os benefícios disso para sua pequena empresa podem ser espetaculares.

 

7. Tenha uma mentalidade vencedora

Nunca é errado abraçar e lidar com seus fracassos, assim você aprenderá com eles. 

Carol Dweck, autora de “Mindset: The New Psychology of Success”, diz que as pessoas de sucesso têm uma mentalidade de crescimento e que “acreditam que até mesmo talentos e habilidades básicas podem ser desenvolvidos ao longo do tempo por meio de experiência, orientação e assim por diante. E estas são as pessoas que vão para ele. 

Eles nem sempre estão preocupados com o quão inteligentes eles são, como aparecem ou o que um erro significará. Eles se desafiam e crescem.”

 

8. Aprenda com o fracasso

Conforme já dito, tente tirar algo de cada encontro pessoal que você tiver. A maioria das pessoas que encontramos no dia a dia pode nos ensinar algo que podemos aplicar em nossas próprias vidas. 

Sendo assim, num nível mais simples, aprenda com aquele atendimento amigável que você recebeu quando pegou seu café da manhã, provavelmente terá alegrado seu dia. 

A partir desse simples ato, você pode aplicar em seu próximo encontro e fazer outra pessoa igualmente feliz.

Tente também estar aberto a novas opiniões e novas formas de fazer as coisas; você nunca sabe o que pode aprender.

 

9. Empregar uma abordagem mais profunda

Às vezes é melhor estudar uma coisa em grande profundidade do que aprender muitas coisas em um nível mais superficial. 

Ou seja, você pode ter identificado alguns aspectos da sua personalidade que deseja abordar em seu plano de desenvolvimento pessoal. 

É quase certo que você não será capaz de enfrentar tudo de uma vez. Portanto, trate de uma coisa de cada vez e dedique tempo e recursos suficientes a ela para que você possa abordá-la de forma mais profunda e completa do que seria capaz de outra forma.

 

10. Priorize seu desenvolvimento pessoal

Separe o tempo para gastar consigo mesmo. Coloque seu próprio desenvolvimento no topo de sua agenda e concentre-se completamente nele. 

A menos que você se aplique, seu novo aprendizado não se tornará um hábito e as coisas gradualmente diminuirão. Além disso, vale a pena!

 

11. Meça suas conquistas

Medir seu progresso ao longo do caminho permite que você ajuste seu plano se não estiver no caminho certo. Se algo não estiver funcionando, talvez seja necessário esticar um prazo ou ajustar os objetivos ou a própria estratégia. 

Caso você pelo menos saiba que não está funcionando, você pode perguntar o porquê. Além disso, você pode considerar como poderá fazê-lo funcionar e o que aprendeu com ele.

Por fim, é importante falar que além dessas estratégias para o seu desenvolvimento pessoal, você precisa ter outros meios de desenvolvimento, como cursos, terapias ou mentorias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.