Tudo sobre desenvolvimento pessoal e profissional

Ao longo dos últimos dois anos, muitas pessoas tiveram sua saúde mental e o bem-estar afetados por conta da pandemia, tendo que lidar com estresse. E isso fez com que esquecessem de seu desenvolvimento pessoal e profissional.

No entanto, aprender novas habilidades é uma maneira comprovada de as pessoas retomarem o controle e a autonomia sobre sua vida.

A realização de pequenas metas pode ser um poderoso motivador, ajudando-o a se colocar de volta ao caminho do desenvolvimento.

Antes de tudo, você precisa compreender que o desenvolvimento pessoal está muito ligado ao seu crescimento profissional.

Se as necessidades pessoais não forem atendidas, afetam negativamente outras áreas da sua via, por sua vez, prejudicam seu crescimento profissional.

Então, vou falar aqui tudo sobre desenvolvimento pessoal e profissional.


Por que o desenvolvimento pessoal e profissional é tão importante?

Muito mais que um apenas jargão corporativo, de mentoria ou de coaching, o desenvolvimento pessoal e profissional traz inúmeros benefícios em algum momento de suas vidas.

É algo que pode lhe devolver a satisfação, sentido da vida e senso de propósito. Afinal, todos, em algum momento, sentimos que estamos levando o estilo de vida que desejamos.

Ou ainda, podemos estar presos em um relacionamento ou em um trabalho que não lhe dá as recompensas que você esperava.

Diante disso, trabalhar o seu desenvolvimento será muito importante, dando lhe um brilho pra vida e aprendendo a lidar com as adversidades que surgem.


Qual é a diferença entre desenvolvimento pessoal e profissional?

Embora o desenvolvimento pessoal esteja ligado ou conectado ao crescimento profissional. Os dois possuem diferenças que podem ser trabalhadas individualmente.

De forma simples a distinção entre o que é desenvolvimento pessoal e profissional pode ser vista da seguinte maneira:

  • Se você deseja progredir em sua carreira, é desenvolvimento profissional.
  • Se você quer melhorar sua qualidade de vida, é desenvolvimento pessoal.

Pode parecer óbvias essas diferenças, muitas vezes, tendemos a nos concentrar mais em uma do que na outra. E isso pode gerar certe frustação em algum momento.

Isso porque, por exemplo, se você melhorar sua qualidade de vida, de alguma forma pode afetar o trabalho que você faz.


Como começar meu desenvolvimento?

O desenvolvimento pessoal e profissional é uma maneira das pessoas avaliarem suas próprias habilidades, considerarem seus objetivos na vida e estabelecerem metas para realizar e maximizar seu verdadeiro potencial.

Nesse sentido, você pode desenvolver-se de várias maneiras, como coaching, mentoring, treinamento e mudanças de mentalidade.

Por exemplo, você pode buscar uma promoção ou mudança de carreira, ou o desenvolvimento de soft e hard skills, por meio de uma mentoria com alguém mais experiente.

Na sua vida pessoal, você pode descobrir áreas que têm espaço para melhorias, permitindo que você desfrute de uma existência mais gratificante, por meio de uma terapia.

Para que você saiba como começar, saiba definir as seguintes questões:


Onde estou agora?

Preciso dizer novamente, goste ou não, sua vida pessoal e profissional está intrinsecamente ligada, e é por isso que o desenvolvimento pessoal e profissional existe – um afeta diretamente o outro.

Se você está se sentindo insatisfeito em sua carreira, isso afetará seus relacionamentos com familiares e amigos. Da mesma forma, se você estiver tendo problemas de relacionamento, isso terá um efeito indireto quando estiver no trabalho.

À medida que seus níveis de estresse aumentam, sua frustração aumenta e você fica desmotivado e menos produtivo.

Por isso, é importante você parar e fazer um balanço de todas as áreas que estão impedindo você de alcançar todo o seu potencial, seja em sua carreira ou em sua vida pessoal.


Onde quero estar?

Primeiramente, reflita sobre sua vida: Como isso me faz me sentir? Estou vivendo atualmente de acordo com meus valores?

Considere as áreas de sua vida onde você sente que melhorias podem ser feitas.

Depois disso, pense onde você gostaria de estar no futuro. Crie uma imagem em sua mente. Com o que se parece? Existem características-chave, como um certo compromisso ou um desafio específico para você alcançar o estilo de vida desejado?


Como posso chegar ao meu destino?

O estabelecimento de metas é um aspecto importante do desenvolvimento pessoal e profissional.

Antes de começar a definir objetivos claros, você precisa pensar no “porquê” – por exemplo, por que você sente a necessidade de atingir um objetivo específico?

Então, perceba que eles precisam refletir seus próprios valores e motivações pessoais.

Aqui estão três áreas comuns que você deve observar e estabelecer metas para saber como chegar onde deseja:

• Relacionamentos – você precisa trabalhar em seu casamento, ou você precisa terminar uma parceria tóxica?

• Treinamento – você precisa se aprimorar em seu cargo atual para ser considerado para uma promoção?

• Educação – você precisa estudar em uma instituição acadêmica para atingir um de seus objetivos?


O que pode me ajudar a alcançar meus objetivos?

No ambiente de trabalho, revisões regulares e feedback 360 são frequentemente usados para ajudar os indivíduos a progredir em qualquer planejamento de desenvolvimento pessoal e profissional.

Essas interações podem ser fundamentais para levar as pessoas a subir na carreira dentro de uma organização.

No entanto, se você não tiver um processo de desenvolvimento em seu local de trabalho – ou estiver administrando seu próprio negócio – pode ser necessário acessar suporte externo.

Assim como sua vida profissional, você pode ter um conjunto de objetivos pessoais que precisam ser reunidos em um tipo de “plano de vida”.

Depois de definir seus objetivos, você pode começar a visualizar o caminho a seguir, considere os tipos de atividades e prazos que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos.


O que está me segurando?

Se você está lutando para definir metas devido à falta de significado e propósito em sua vida, há muitas maneiras que podem ajudar você seguir e sair do ponto de estagnação.

Por exemplo, se você está se sentindo preso em uma rotina, o coaching de vida pode ser útil e prático para você progredir em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Diante de tudo o que mostrei aqui, perceba que, às vezes, nossos desafios reais são subconscientes e são necessárias as perguntas certas para chegar ao cerne do problema. Somente você poderá saber o que fazer e com se desenvolver.

Compartilhar experiências é uma ótima maneira de aumentar a responsabilidade e obter ótimos resultados, seja com amigos ou outros profissionais que vão lhe ajudar no autodesenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Recentes