Uncategorized

Rapport

O “rapport” é uma harmonia na comunicação, permitindo que você encontre a outra pessoa no modelo que ela tem do mundo. Quando estabelecido, é uma dança na qual as duas pessoas espelham seu comportamento verbal e não verbal.
Para obter o “rapport” você pode espelhar qualquer parte do comportamento da outra pessoa, ajustando seu comportamento verbal e não-verbal para se mover junto com ela, fazendo tudo isso com discrição, elegância e sutileza, para não “penetrar” na consciência da outra pessoa. O “rapport” permite que você crie uma ponte até o outro, estabelecendo contato e maior nível de compreensão.
rapport
Comportamentos que você pode Espelhar
Respiração: Ajuste a sua respiração para o mesmo ritmo da respiração da outra pessoa.
Postura Corporal: Ajuste o seu corpo para combinar com a postura do corpo do outro ou parte do corpo do outro.
Movimentos Corporais: Espelhe qualquer movimento do corpo que seja constante ou característico. Pode imitar gestos com elegância e sutileza. Também pode igualar a inclinação, orientação ou os balanços do corpo do outro.
Expressões Faciais: Levantar sobrancelhas, apertar lábios, enrugar o nariz etc. Qualidades Vocais: Tais como tonalidade, volume, ritmo, velocidade, inflexão, hesitações, pontuação etc.
Palavras Processuais: Detecte os predicados utilizados pela outra pessoa, e use-os na sua própria linguagem.
Fala: Utilize, com discrição, frases repetitivas ou expressões usadas pela outra pessoa, igualando-se ao estilo de falar do outro.
Espelhamento Cruzado: Use um aspecto do seu comportamento para espelhar um aspecto diferente do comportamento do outro. Por exemplo: balançar suavemente uma parte do seu corpo no mesmo ritmo da respiração do outro.
Quando você tiver estabelecido um bom “rapport”, poderá, então, começar a mudar o seu comportamento, sendo muito provável que o outro o siga. Você pode conduzir a pessoa em outra direção.
O Acompanhamento e a Condução pressupõe uma intenção positiva. Este processo é a maneira eficaz de se aproximar de um resultado em comum. Ele exige que se preste bastante atenção ao outro e que se seja flexível o suficiente no comportamento para responder ao que se vê, ouve e sente do outro. A grande regra é: ACOMPANHE, ACOMPANHE, ACOMPANHE… E CONDUZA.
Em nosso canal do youtube colocamos um vídeo onde falamos mais sobre o assunto, aproveite para comentar a respeito e seguir o nosso perfil ?

You may also like

Banner Community

Leia mais