O que é sucesso profissional?

Todo mundo quer alcançar o sucesso profissional, mas o que isso significa?

A verdade é que todo mundo tem uma definição diferente de sucesso e, para alcançá-lo, primeiro você precisa entender exatamente o que o sucesso significa para você.

Seja você um empreendedor ou um profissional tentando obter sucesso em sua área, provavelmente já enfrentou um fracasso ou um obstáculo que enfraqueceu sua determinação. 

Se ainda não enfrentou, vai enfrentar.

Encontrar a motivação para seguir em frente e superar esses contratempos pode ser difícil, especialmente se você não tiver confiança em seus ideais ou habilidades. 

Alguns argumentam que superar esses desafios é uma simples questão de ganhar mais confiança, levantar a cabeça e ir em frente. Embora esse nível de tenacidade possa ajudá-lo a superar seus principais desafios, não o ajudará a se sentir mais realizado em seu trabalho e não o motivará para o futuro. 

Em vez disso, é provável que essas ações superficiais acabem por te deixar mais cansado, e mais vulnerável aos efeitos negativos de obstáculos futuros.

Portanto, se você quer realmente superar as cargas mentais e emocionais das microfracassos e se posicionar com um senso de propósito e motivação. Para isso, estabilize sua mentalidade com uma base sólida – e isso significa definir o que constitui sucesso em seu mundo.


Conceitos Tradicionais de Sucesso

Definir o sucesso na vida profissional pode parecer fácil no início. Quando solicitados a definir o sucesso, a maioria das pessoas cita ideias convencionais de sucesso, como alcançar a independência financeira, alcançar uma posição de poder ou acumular riqueza. 

Embora essas definições de sucesso sejam populares, elas não se aplicam a todos, e atingir essas metas geralmente deixa as pessoas sem a sensação de sucesso que pensavam que teriam.

É impossível estabelecer boas metas a menos que você saiba quais vão realmente lhe fazer feliz. Descobrir o que é realmente importante para você e filtrar a influência dos conceitos tradicionais de sucesso é o primeiro passo para criar uma estrutura de metas e, finalmente, forjar um caminho para esse sucesso.


Definições não convencionais de sucesso

A história está repleta de indivíduos que conquistaram grande respeito porque seguiram um caminho não convencional, geralmente inspirado por uma definição não convencional de sucesso. 

Para muitos desses empreendedores e dissidentes, esse nível de respeito (ou fama, em alguns casos) não importa, porque eles encontram satisfação máxima no trabalho que fazem regularmente.

Por exemplo, o fundador da Virgin e empresário Richard Branson é um dos homens mais ricos do mundo. Sua definição de sucesso é: “Quanto mais você estiver ativo e praticamente engajado, mais bem-sucedido você se sentirá”

Nesse sentido, perceba não tem nada a ver com riqueza, poder ou mesmo liderança. Para ele, a noção de sucesso é estar envolvido em algo com o qual você se importa – pode parecer um pouco vago, mas encontrar e trabalhar em projetos de paixão é uma definição de sucesso tão valiosa quanto qualquer definição convencional.


Encontrando sua definição de sucesso profissional

Você pode achar difícil definir sua versão de sucesso e, se o fizer, não estará sozinho. 

Algumas das pessoas mais “bem-sucedidas” do mundo ainda estão lutando para descobrir o que é realmente importante para elas. Descobrir qual é sua definição de sucesso desde o início é a melhor maneira de criar metas que resultarão em verdadeira satisfação – não apenas dinheiro ou poder.


Imagine-se com todo o dinheiro e tempo que você poderia querer. O que você faria? 

Você ajudaria a promover uma causa específica? Você seguiria um certo hobby ou tentaria resolver um grande problema do mundo? Como você encontraria satisfação profissional?

Se você puder responder a essas perguntas, você pode ter encontrado sua definição de sucesso. Se não, olhe para fora em busca de inspiração.

Veja as histórias de empreendedores que encontraram o sucesso pessoal ou converse com seus colegas e mentores para obter insights sobre o que é sucesso e o que é mais importante em suas vidas.


Uma base para todos os seus objetivos e sucesso profissional

Depois de descobrir o que o sucesso significa para você, você pode construir o resto de seus objetivos a partir daí. Normalmente, você terá dois ou três objetivos principais que permitem atingir sua definição de sucesso, como alcançar uma certa quantidade de riqueza ou estabilizar seus negócios. 

Cada uma dessas metas terá várias outras metas menores das quais depende, e assim por diante.

A chave para se manter motivado diante de adversidades ou desafios imprevistos é contextualizar essas deficiências. 

Sua definição de sucesso também dita sua definição de fracasso – você só falhou se desistiu de alcançar o sucesso. 

Por exemplo, se sua definição de sucesso é estabilizar seu próprio negócio e seu primeiro negócio pede falência. Você não pode chamar isso de um verdadeiro fracasso; mas ainda tem a chance de construir um novo negócio que o leve à sua definição de sucesso.


Conclusão

Assumir o controle de seu próprio destino profissional com uma definição única de sucesso o colocará no verdadeiro caminho da satisfação. 

Para alguns, o sucesso profissional significa ganhar uma quantia específica de dinheiro ou alcançar um certo nível de poder, mas para a maioria das pessoas, essas conquistas não resultarão em satisfação. 

Entender o que realmente o satisfaz é a chave para construir e perseguir objetivos que realmente importam e fundamentar seus contratempos temporários com contexto e determinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post Recentes