6 maneiras de identificar sua paixão e progredir na carreira

Neste artigo, explicamos por que encontrar sua paixão pode ser vital para o sucesso na sua carreira. E oferecemos seis maneiras eficazes de identificar o que você realmente ama.
6 maneiras de identificar sua paixão e progredir na carreira

Tá aí um conselho que, provavelmente, você já deve ter ouvido: “seguir sua paixão”. 

Mas será que só isso basta? Quando pensamos em ter uma carreira de sucesso, um plano de carreira, ideias e projetos que podem fazer você se sentir realizado e motivado.

Se você está lendo este texto agora, provavelmente está se perguntando sobre como projetar sua carreira para atingir o sucesso, não é?

Embora a ideia seja bastante simples, ainda pode ser difícil para identificar e encontrar suas verdadeiras paixões na vida, e progredir na carreira

Afinal, sua vida faz parte do seu trabalho, certo?

Neste artigo, explicamos por que encontrar sua paixão pode ser vital para o sucesso na sua carreira. E oferecemos seis maneiras eficazes de identificar o que você realmente ama.


Por que encontrar minha paixão é valioso?

Em uma pesquisa do Indeed, 60% dos empregadores disseram acreditar que a falta de paixão pelo trabalho é uma razão pela qual alguns funcionários não têm um bom desempenho em suas funções.

A mesma pesquisa mostrou que 76% dos empregadores não acreditam que a paixão pode ser aprendida, o que significa que é importante levar em consideração o que você é apaixonado ao pensar em sua carreira de longo prazo.

Algumas pessoas optam por perseguir suas paixões durante seu tempo livre, fora do trabalho, enquanto outras preferem dedicar sua vida profissional diária às suas paixões. 

A escolha que você fizer dependerá de qual é sua paixão, se ela é ou não facilmente transferida para uma vida sustentável, e se você deseja ou não que seu salário seja vinculado à sua paixão. 

Dito isto, o pessoal do Indeed Hiring Lab descobriu recentemente que os graduados da faculdade de hoje priorizam a paixão sobre o pagamento.

Diante disso, podemos dizer que quando você é apaixonado pelo que faz, o trabalho pode parecer menos uma tarefa árdua e mais uma maneira gratificante de contribuir para sua área e comunidade.

Ser feliz em sua escolha de carreira é uma parte importante para encontrar um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida. 

Se você está apenas começando a pensar em sua carreira ou está se sentindo preso em um trabalho que não lhe traz alegria, nunca é tarde ou cedo demais para identificar e seguir suas verdadeiras paixões.


6 maneiras de encontrar sua paixão

A melhor maneira de identificar onde está sua verdadeira paixão e como isso vai contribuir para o sucesso da sua carreira é prestar atenção às tarefas e atividades diárias que fazem você se sentir animado, motivado ou realizado.

Aqui estão seis maneiras de identificar suas paixões no seu dia a dia:


1. Procure os pontos altos do seu dia

Você tem o seu dia da semana preferido?

Talvez seja uma reunião, tarefa ou um momento específico que você reservou só para você.

Você também pode notar certas surpresas ou momentos inesperados que acabam sendo a melhor parte do seu dia. Preste atenção às coisas aparentemente significativas e insignificantes que você consideraria o auge do seu dia.

Embora muitos desses pontos altos possam acontecer durante o trabalho, é possível notar que seus pontos altos ocorrem fora do local de trabalho, no tempo que é só seu, com amigos e familiares. 

Dessa forma, tomar nota de onde e com quem ocorrem seus pontos altos o deixará um passo mais perto de saber se suas paixões estão relacionadas à sua carreira ou a outras partes da vida.


2. Preste atenção no que você gasta seu tempo e dinheiro

Tendemos a concentrar nossos recursos em coisas que são significativas para nós, incluindo tempo e dinheiro. 

Olhe para sua fatura de cartão de crédito ou extratos bancários e veja para onde estão indo seus investimentos mensais: da cervejinha até os custos com academia.

Tome nota de como você está gastando seu tempo livre e quais atividades lhe trazem alegria. 

Por fim, reconheça se há um gênero, assunto ou tema específico que seus hobbies e interesses tenham em comum. 

Os interesses que permaneceram com você ao longo dos anos podem estar mais relacionados a uma paixão do que a um interesse recém-surgido.


3. Considere os tópicos que você gosta de ensinar ou conversar com outras pessoas

Considere suas interações com os outros. Que tipos de conversas você mais gosta? Você se sente particularmente animado ao falar sobre um assunto específico? 

Também pode ser útil considerar se há alguma tarefa ou tópico sobre o qual você costuma ensinar aos outros.

Estas são muitas vezes as coisas que achamos mais importantes para nós.

E às vezes a vocação está escondida nesses detalhes.


4. Pense nos seus pontos fortes

Identificar suas soft e hard skills irá direcioná-lo para os interesses e paixões específicas que você já dedicou tempo para desenvolver em pontos fortes pessoais.

Talvez tenha alguma habilidade natural que faz você se sentir confiante e motivado ao concluir determinadas tarefas.

Já pensou seriamente sobre isso? Aqui costumam se diferenciar os plenos dos gerentes!


5. Examine os detalhes

Ao explorar as coisas que naturalmente chamam sua atenção no dia a dia, você pode identificar coisas pelas quais é apaixonado.

Por exemplo, tem a mania de colocar tudo em listas de tarefas? Como você prioriza suas ações de rotina? Todos elogiam sua forma de se vestir?

Ou quem sabe você pode descobrir que o ponto alto do seu dia é ser voluntário como professor para aulas noturnas para adultos…

Pergunte a si mesmo: “Fazer essa atividade me deixa feliz?” Algumas de suas respostas podem ser:


  • Ensinar pessoas
  • Passar tempo com um determinado assunto
  • Ser um líder na minha comunidade
  • Ajudar os outros


Explorar profundamente esses fatores pode levar tempo, mas o ajudará a identificar exatamente o que o motiva.

Isso pode ajudá-lo a encontrar oportunidades de trabalho específicas que atendam aos seus interesses.


6. Explore planos de carreira

Depois de identificar algumas áreas de interesse, passe algum tempo explorando diferentes trabalhos. Você pode fazer isso navegando pelos cargos nos Planos de Carreira. Também pode procurar oportunidades abertas no Linkedin, no Get Ninjas e outros sites.

Ler as descrições de cargos pode ajudá-lo a encontrar funções que lhe atraiam. Ler sobre uma determinada tarefa ou responsabilidade que parece interessante também pode ajudá-lo a pesquisar outras funções relacionadas que podem ser ainda mais adequadas.

Além disso, você também pode considerar conversar com seu gerente ou empregador sobre suas áreas de interesse e descobrir o que é mais motivador para você.

Se gosta da sua empresa onde trabalha, mas está se sentindo desmotivado em sua função, pode ter um espaço para você assumir responsabilidades adicionais que se alinham aos seus interesses ou mover-se lateralmente dentro da empresa.

Caso descubra que sua paixão não é algo que deseja seguir como carreira, ainda pode usar o que aprendeu para orientar sua busca de emprego.

Por exemplo, se você percebeu que é apaixonado por passar o tempo em casa com sua família, pode procurar empregos com horários que permitam isso.

Descobrir suas paixões também pode ajudá-lo a determinar qual nível salarial, benefícios ou outros atributos de trabalho você precisa para sustentar seu estilo de vida.

Espero que com essas 6 maneiras de identificar sua paixão, seja possível de você progredir na carreira e consiga o sucesso que tanto procura.

Gostou das dicas de hoje? Compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho; ajude-os a encontrarem suas paixões também.

4/5
Post Recentes
Abrir chat
Olá, você precisa de ajuda?