O que é propósito?

Encontrar um propósito na vida é uma daquelas coisas que a maioria das pessoas deseja. Mas caso você não saiba como identificar os sinais que a vida dá, entender o que é propósito pode ser uma tarefa difícil de alcançar.

Caso você já tenha passado um tempo pensando em seu próprio propósito, pode ter algumas ideias preconcebidas sobre o que é um propósito da vida. 

No entanto, muitas vezes, essas ideias incrustadas sobre a vida muitas vezes vêm de nossa família e das comunidades em que crescemos. Por exemplo: o propósito de nossa vida é casar e ter filhos. Ou talvez seja ganhar uma certa quantia de dinheiro ou alcançar uma certa posição na sociedade.

Mas esses tipos de conquistas geralmente não trazem o tipo de satisfação que vem ao encontro do seu senso de propósito pessoal.


O propósito é o seu porquê

Conforme falamos, o senso pessoal de propósito guia e sustenta você. Dia a dia e ao longo dos anos. 

Assim, mesmo quando você tem contratempos e o mundo vira de cabeça para baixo, o propósito lhe dá estabilidade e um senso de direção. É por isso que encontrar um propósito é essencial para viver uma vida feliz e saudável.


Qual é o propósito da vida?

Os filósofos têm buscado e debatido “o propósito da vida” por séculos. Não tentaremos responder isso aqui. O que importa é o seu propósito na vida.

A maioria das pessoas se perguntam, em algum momento da sua jornada: “Por que estou aqui?” 

Em um primeiro momento, pode ser uma pergunta assustadora ou emocionante. Mas inclinar-se para o desconforto dessa questão existencial pode levar a um melhor senso de si mesmo e a caminhos mais gratificantes.


Seu propósito na vida é tão único para você quanto sua impressão digital. 

Todos nós temos um conjunto particular de talentos, experiências, conjuntos de habilidades e interesses que nos iluminam. O propósito está relacionado a isso, mas é a sua razão de ser. 

É por isso que você sai da cama de manhã, mesmo quando o dia é monótono, está cansado e sabe que as tarefas e desafios à frente serão difíceis ou até chatos.


Ele é o jogo a longo prazo, não o objetivo a curto prazo. 

Você nunca chega ao fim. No entanto, mesmo um forte senso de propósito pode desgastá-lo. É por isso que, idealmente, seu propósito combina com o que lhe interessa e lhe traz alegria.

No Japão, essa ideia é conhecida como ikigai, e é o conceito de seguir sua alegria. Ikigai tornou-se popular no Ocidente nos últimos anos, como uma forma de ajudar as pessoas a encontrar seus sonhos e caminhos de carreira.

Dessa forma, o conceito é encontrar a sobreposição entre o que você ama e o que o mundo precisa com o que você é bom e o mundo pagará. Você cria seu senso de propósito a partir de sua paixão, bem como de considerações práticas.

Se você tiver sorte, pode ter encontrado seu ikigai através do seu trabalho. Por exemplo, um médico esperançosamente acredita que seu propósito é ajudar pessoas doentes ou aliviar o sofrimento.

Contudo, para outros, encontrar significado em nosso trabalho e conectá-lo ao nosso senso de propósito pessoal não é tão fácil. 

Entre trabalho, responsabilidades familiares e expectativas sociais, muitas vezes abandonamos a versão idealista de nós mesmos que anseia por encontrar um sentido e propósito na vida. 

Acreditamos que temos que fazer essa troca – que significado e propósito não podem existir com considerações pragmáticas. Mas isso não é útil.


Você precisa de um senso de propósito para sustentá-lo ao longo do tempo. 

E mesmo quando a vida parece uma série de compromissos, você ainda pode descobrir e se conectar ao seu propósito, explorando o que lhe traz alegria e dedicando mais tempo a isso.


Por que é importante encontrá-lo?

Encontrar seu propósito na vida pode parecer bom de se ter, mas é mais importante do que você imagina.

Viver uma vida significativa contribui para uma melhor saúde física e mental, além de reduzir o risco de doenças crônicas. Vários estudos descobriram que isso pode ajudá-lo a viver mais.

Sendo assim, ter um senso de propósito vem de se sentir conectado aos outros. Usar seus dons a serviço dos outros pode ajudá-lo a encontrar seu verdadeiro propósito, enquanto o isolamento e a solidão podem causar uma crise existencial.

Caso você  sinta que seu propósito é usar seus dons para repassar um pouco dos seus anos de experiência para o desenvolvimento de vida e carreira do próximo, conheça nossos cursos de mentoria.

Em outro artigo que escrevemos por aqui, falamos sobre o que é preciso saber sobre propósito e algumas dicas de como definir o seu propósito, clique aqui para acessar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Recentes