Como começar um negócio do zero e sem dinheiro?

É verdade que, para iniciar e escalar qualquer negócio, será necessário bem mais do que apenas fluxo de caixa extra. Você provavelmente precisará de parceiros, investidores e um plano sólido de como usará seus novos fundos de negócios para crescer. Mas, quando você está apenas começando, você começa pequeno. 
Como começar um negócio do zero e sem dinheiro?

Se você clicou em algum lugar para ler este artigo, é porque está cheio de ideias, mas pouca grana.

Acertei?

Então vem comigo, pois sim! Você pode começar um negócio do zero e sem dinheiro.

Pode, inicialmente, parecer uma ideia absurda, mas não é impossível.

É verdade que, para iniciar e escalar qualquer negócio, será necessário bem mais do que apenas fluxo de caixa extra. Você provavelmente precisará de parceiros, investidores e um plano sólido de como usará seus novos fundos de negócios para crescer. Mas, quando você está apenas começando, você começa pequeno. 

Melhor ainda: você pode começar tão pequeno quanto quiser.

Começando do começo: Se o seu plano é abrir uma loja para vender seus produtos artesanais, comece vendendo-os para amigos e familiares. 

Pegou a visão?

Você pode construir uma reputação gradualmente e obter feedback inicial de quem já te conhece.

Deu certo?

Chegou a hora então de vender seus produtos em um site. Muito difícil? Tente a OLX, Mercado Livre, etc…

Você entendeu a ideia.

Agora vamos aprofundar mais um pouco a conversa. Se você está preocupado em como iniciar um negócio com zero fundos, aqui estão algumas ideias sobre onde você pode começar.


Pergunte a si mesmo o que você pode fazer e ganhe de graça

É fácil criar uma lista de obstáculos que estão no seu caminho e no lançamento do seu negócio. Muitas vezes é mais difícil apresentar uma lista de oportunidades que estão bem na sua frente. Se a ideia de começar um negócio sem dinheiro te assusta, pare e reflita sobre o que pode prescindir agora.


O que é essencial para o seu negócio?

Aqui está uma lista de itens que você deve considerar logo de cara.


  • Você precisa do site elegante e personalizado quando mal consegue desenvolver mais que três itens para sua nova loja? 
  • Você poderia criar uma página no Facebook para promover sua empresa localmente?
  • Ou faria mais sentido postar seus produtos à venda em um site como o OLX?
  • Existe a possibilidade de você mesmo criar seus próprios materiais de marketing no Canva?
  • É possível fazer permuta com algum parceiro?


Dizer que há muitos recursos gratuitos na web é um eufemismo. Faça uma lista do que você precisa e depois pesquise alternativas gratuitas na web. Pode levar tempo e talvez até exigir que você adquira algumas habilidades digitais extras, mas economizará fundos quando mais precisa delas.


Reserve seis meses de economia para despesas

É certo que raspar sua conta poupança não é a situação ideal. 

No entanto, é uma prática bastante comum entre os empreendedores. Ao projetar seu plano de negócios, seja franco consigo mesmo sobre quanto está gastando e quanta receita provavelmente trará. 

Em seguida, seja realista sobre quanto tempo levará antes de obter lucro. Normalmente, leva cerca de seis meses antes de você começar a ver algum dinheiro entrando. Faça uma meta de economizar pelo menos seis meses de despesas para que você possa se dedicar ao seu novo negócio.


Peça a seus amigos e familiares fundos extras

Lembre-se, você não está pedindo caridade. 

Você não está pedindo a seus amigos e familiares que apoiem sua ideia de negócio. 

Não, você tem um sonho de um negócio e seu plano de negócios é sólido.  Tenho certeza de que você já planejou toda a estrutura da empresa com o máximo de detalhes até aqui.

Prepare um pitch. E apresente para seus amigos e familiares.

Você pode até usar uma plataforma de crowdfunding para incentivar as pessoas ao seu redor a incentivar suas redes a participar.


Pratique seu discurso de vendas com eles.

Peça feedback. Apenas certifique-se de anotar tudo por escrito e quando você os pagará de volta. 

Aqui você pode contar com a técnica rapport, expressão francesa que significa “criar relação”, ou seja, estabelecer uma relação empática com o seu prospect. 

Essa é uma técnica bastante usada para impulsionar vendas, pois ela contribui para que você entenda as necessidades e desejos do seu futuro cliente, seja empático e consiga estabelecer uma relação de longo prazo.

Usar como sua estratégia de venda, mesmo que inicialmente com a sua família e amigos, trará benefícios, como confiança e controle. Fatores fundamentais para que o seu cliente seja o “advogado” do seu novo negócio.


Solicite um empréstimo para pequenas empresas quando precisar de dinheiro extra

Se você está procurando mais capital e está operando com um orçamento apertado, considere solicitar um empréstimo para pequenas empresas. Bancos e credores online oferecem diferentes tipos de empréstimos para pequenas empresas que procuram fluxo de caixa extra ou fundos de investimento. 

Normalmente, você pode obter condições mais favoráveis com um banco tradicional. Os credores online, no entanto, geralmente são mais brandos em seus requisitos. Só tome cuidado com as altas taxas de juros.

Se você não estiver procurando por um empréstimo de montante fixo, considere uma linha de crédito comercial. Em suma, eles são como cartões de crédito para o seu negócio. São boas opções para comprar itens conforme a necessidade.


Procure subsídios para pequenas empresas e oportunidades de financiamento local

Na verdade, os subsídios para pequenas empresas nem sempre são os mais fáceis de encontrar ou obter. 

Mas, uma vez que você tenha seu negócio em funcionamento (não importa quão pequeno), pode começar a pesquisar a sério por dinheiro grátis.


Descubra – e conquiste – potenciais investidores-anjo

Você provavelmente já ouviu falar de investidores-anjo, e com razão. Eles entram em ação quando é hora de escalar seus negócios além de você, de você mesmo e do punhado de entes queridos que compraram. 

Os investidores-anjo geralmente estão entre as primeiras pessoas de fora da empresa a investir em um negócio.

Ao contrário de empresas externas ou outros capitalistas de risco, os investidores-anjo depositam seus próprios fundos pessoais. 

Eles também podem ser o melhor tipo de mentores, já que muitos são ex/atuais empreendedores. 

No geral, ao longo da sua jornada empreendedora, embora que ainda em desenvolvimento, é muito importante você criar uma imagem fortalecida, de quem realmente entende do negócio, tenha empatia com os clientes e, acima de tudo, construa uma reputação sólida. 

Uma boa dica para começar um negócio do zero e sem dinheiro é usar seu conhecimento e experiência. Conheça mais sobre mentoria

4/5
Post Recentes
Abrir chat
Olá, você precisa de ajuda?