Novidades

Lócus de controle

Refere-se ao grau em que as pessoas sentem que não têm controle sobre os eventos que influenciam as suas vidas. Quando você está lidando com um desafio em sua vida, você sente que você tem controle sobre o resultado? Ou você acredita que você está simplesmente nas mãos de forças externas?
Se você acredita que você tem controle sobre o que acontece, então você tem o que os psicólogos chamam de um locus de controle interno.
Se você acredita que você não tem controle sobre o que acontece e que as variáveis externas são as culpadas, então você tem o que é conhecido como um locus de controle externo.
O que é Locus de Controle?
“Um locus de controle é uma crença sobre se os resultados de nossas ações são contingentes sobre o que fazemos (locus de controle interno) ou que a contingência está em eventos fora do nosso controle pessoal (locus de controle externo)”, explica o psicólogo Philip Zimbardo em seu livro de 1985 A Psicologia e a vida.
Em 1954, o psicólogo Julian Rotter sugeriu que o nosso comportamento era controlado por recompensas e punições , e que eram estas consequências para as nossas ações que determinariam nossas crenças sobre as causas subjacentes a essas ações. Nossas crenças sobre o que causa nossas ações, em seguida, influenciam nossos comportamentos e atitudes .
Em 1966, Rotter publicara uma escala projetada para medir e avaliar locus de controle interno e externo.
A escala utiliza uma escolha forçada entre duas alternativas, exigindo que os entrevistados escolham apenas uma das duas possibilidades para cada item. Embora a escala tenha sido amplamente utilizada, também tem sido alvo de críticas consideráveis daqueles que acreditam que o locus de controle não pode ser plenamente compreendido ou medido por uma escala tão simplista.
É também importante notar que o locus de controle é um continuum. Ninguém tem um locus de controle 100% interno ou externo. Em vez disso, as pessoas estão em algum lugar no continuum entre os dois extremos.

  • Aqueles com um locus de controle interno:
  • São mais propensos a assumir a responsabilidade por suas ações
  • Tendem a ser menos influenciados pela opinião de outras pessoas
  • Muitas vezes, fazem melhor as tarefas quando eles estão autorizados a trabalhar em seu próprio ritmo
  • Geralmente têm um forte senso de auto-eficácia
  • Tendem a trabalhar duro para alcançar as coisas que eles querem
  • Sentem-se confiantes em face dos desafios
  • Tendem a ser fisicamente mais saudáveis
  • Relataram serem mais felizes e mais independentes
  • Muitas vezes, obtem maior sucesso no local de trabalho

Aqueles com um locus de controle externo:

  • Culpam forças externas para as suas circunstâncias
  • Muitas vezes, dão crédito a sorte ou oportunidade por todos os sucessos
  • Não acreditam que podem mudar a sua situação através de seus próprios esforços
  • Frequentemente se sentem inúteis ou impotentes diante de situações difíceis
  • São mais propensos a experimentar o desamparo aprendido

Locus de controle interno é muitas vezes usado como sinônimo de “auto-determinação”. As pesquisas tem sugerido que os homens tendem a ter uma maior locus de controle interno do que as mulheres e que locus de controle tende a tornar-se mais interno quando as pessoas envelhecem. Em algumas situações, um locus de controle externo pode realmente ser uma coisa boa, especialmente se o nível de competência de uma pessoa em uma área particular não é muito alto.Exemplo de locus de controle externo sendo benéfico: uma pessoa que é terrível em esportes pode se sentir deprimida ou ansiosa sobre o seu desempenho, se têm um forte locus de controle interno. Se a pessoa pensa: “Eu sou ruim em esportes e eu não tento o suficiente”, pode se sentir estressada em situações em que necessitam participar de atividades esportivas, como durante uma aula de educação física. Se essa pessoa tem um locus de controle externo durante essas atividades ( “O jogo é muito difícil!” Ou “O sol estava nos meus olhos!”), ela provavelmente vai se sentir mais relaxada e menos estressada.
Aqui citamos outras ferramentas grátis que você pode utilizar:

You may also like

Banner Community

Leia mais