Gestão do conhecimento para profissionais de sucesso

Durante essa leitura iremos mostrar como você pode ganhar mais com isso.

Gestão do conhecimento é um conceito bastante usado em grandes corporações, pois é um importante instrumento para o crescimento no mercado em que atuam.

Afinal, é por meio dessa gestão que elas identificam o conhecimento específico de seus funcionários, desenvolvem-no e usam para fazer a empresa funcionar e melhorar seus processos.

Apesar de ser mais usado nas empresas, nada impede que possamos fazer nossa própria gestão do conhecimento, não é mesmo?

Sendo assim, a gestão do conhecimento é um importante conceito, e instrumento, para que profissionais cresçam, se desenvolvam e alcancem o próprio sucesso. E durante essa leitura iremos mostrar como você pode ganhar mais com isso.


A importância da gestão

Como já dito, a gestão do conhecimento nas empresas faz elas crescerem e desenvolverem, criando processos, usando o capital intelectual de seus colaboradores e aproveitando as tecnologias disponíveis.

Ao identificar um conhecimento específico, as organizações transformam-no em um meio ou processo de melhoria para seus produtos ou serviços.

Assim, eles investem no compartilhamento do conhecimento, acelerando o aprendizado e tornando os colaboradores responsáveis pela regulação do desempenho em equipe.

E por todas essas óticas de importância para as empresas, podemos tomá-las para os profissionais, os quais estão em constante desenvolvimento, procurando meios intelectuais e tecnológicos para se destacar no mercado.

Com uma GC você será capaz de melhorar a tomada de decisão, ter vantagem competitiva e capacidade de detectar oportunidades.

Para isso, é necessário que você compreenda os três pilares desse conceito e saiba trabalhar cada um deles na sua vida profissional.

 

Pilares da gestão do conhecimento e os profissionais de sucesso

Gerenciar o conhecimento envolve pilares fundamentais para extração e armazenamento deles, que você pode seguir os seguintes pilares:


Processo

A partir do seu conhecimento específico e de sua experiência de mercado, processos devem ser criados a fim de melhorar o trabalho e a obtenção de informações de que precisa e quando precisa.

Entenda processos como um conjunto de atividades realizadas de forma  lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que gere valor para alguém.

Para isso, utilize os recursos que você tem para oferecer resultados aos seus clientes.


Pessoa

A gestão do conhecimento tem como base o seu trabalho, desenvolvendo suas habilidades e talentos.

Hoje entendemos que o profissional não está mais entre as empresas e sim entre a especialização ou a generalização da profissão escolhida. E isso é fundamental para que você se torne um profissional de sucesso.


Tecnologia

Você deve utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, tanto para o seu desenvolvimento quanto para conectar as informações e processos obtidos.

Eles serão responsáveis por ajudar no mapeamento de competências e modelagem de processo, criando um que seja adaptável ao seu ritmo e de seus clientes.

Um exemplo de utilização da gestão do conhecimento é para montar a sua mentoria, pois é necessário que com a sua experiência e trabalho, você monte um processo de ensinamento para os seus mentorados, desenvolva as suas e as habilidades deles e utiliza a tecnologia a favor do processo e da captação de clientes.

Nesse sentido, a GC pode ser uma importante ferramenta para tornar-se um profissional de sucesso e ganhar dinheiro com isso.

Para saber mais sobre mentoria e as ferramentas disponíveis, clique aqui e baixe nosso e-book com 13 ferramentas grátis para você ampliar a percepção de valor do seu cliente e vender suas soluções por um preço mais alto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post Recentes