
É comum escutarmos histórias de pessoas que mudaram de área ou que se formaram em um curso, mas exercem outro tipo de trabalho. E por que isso acontece?
Muitas vezes está relacionado aos talentos da pessoa, o qual ela só percebe que tem após anos de um trabalho que no fundo não gostava, mas fazia porque era o que sustentava a sua família.
Nossa vida corrida e vontade de ter sucesso com rapidez, nos impede de pensar o que realmente queremos e o que temos aptidão para fazer, impedindo-nos de desenvolver nossos talentos.
Então, perguntamos a você: Qual o seu talento? Você sabe como desenvolver seu talento?
Se você não sabe como responder, vamos aqui mostrar algumas dicas de como desenvolvê-los.
Afinal, o que é talento?
Em um artigo da Folha de São Paulo, que você pode ler na íntegra clicando aqui, a definição de talento é “um dom que nasce com a pessoa, garante prazer e tranquilidade na realização das tarefas, além de excelência nos resultados. É um diferencial da pessoa. E a melhor notícia é que todo mundo possui o seu”.
Ainda no mesmo artigo, há o significado de talento do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), o qual define com “a superioridade do poder cognoscitivo (que tem a faculdade de conhecer), que não provém do ensino, mas da aptidão natural do sujeito”.
Dessa forma, percebe-se que talento é muito mais que ter uma habilidade para fazer algo ou alguma coisa, ele já está com você e precisa ser desenvolvido para torná-lo um profissional de qualidade, em constante crescimento e que gera valor ao mercado.
E como desenvolver seu talento?
Antes de tudo, precisamos dizer que o ato de desenvolver os próprios talentos não é algo fácil, demanda tempo, disposição e compreensão do que verdadeiramente você deseja.
Para ajudá-lo, selecionamos aqui dicas importantes:
- Aprenda a identificar as suas habilidades e como reconhecê-las, isso será essencial para o seu desenvolvimento, autoavaliação e, consequentemente, autoconhecimento;
- Faça uma lista das atividades que você mais gosta de fazer, seja na vida profissional seja na pessoal. Com isso, será possível que você identifique aquilo que gosta de fazer, o que não gosta de fazer e o que você faz sem muito esforço, isso pode ajudar na identificação do seu talento.
- Peça a alguém próximo que aponte suas habilidades e potencialidades, essa será uma forma de enxergar o que você tem de melhor, mas não consegue identificar, sendo uma ótima iniciativa para procurar melhorar.
- Acredite no seu potencial e no que você pode fazer para melhorá-lo ou encontrar outras potencialidades, de repente assim você descobre novos talentos e estará pronto para novos desafios;
- Invista em você, seja por fazendo uma nova graduação ou cursos de especialização, foque naqueles que estão alinhados com as suas potencialidades e habilidades descobertas por meio da sua autoavaliação.
Bem, aqui procuramos mostrar aquilo que tem guardado dentro de você, mas ainda não o que fará com ele, o seu talento.
Acreditamos que com essas dicas e muito treino poderá desenvolver seu talento rumo ao crescimento profissional que tanto almeja.
Mas caso tenha alguma dúvida, venha conversar conosco. Você pode deixar um comentário aqui embaixo e teremos o maior prazer em responder.