Quais competências são necessárias para ter sucesso na carreira profissional?

Uma empresa, ao procurar um profissional no mercado, busca inúmeras competências e habilidades que sejam favoráveis para o crescimento de ambos.
Homem soltando uma placa eletrônica em cima de uma mesa preta e na sua frente um notebook. Utilizando seu conhecimento técnico

No entanto há uma característica que muitos recrutadores buscam: a técnica operacional e o conhecimento de gestão.

Essas duas habilidades são fundamentais numa análise curricular, bem como, para que você ter sucesso tanto na seleção, quanto no curso da carreira profissional,.

Para que você possa diferenciá-los e desenvolvê-los, continue a leitura.

 

Técnica operacional

A competência técnica operacional é aquela desenvolvida por meio do conhecimento formal ou não formal, e como o nome já diz operacional.

Geralmente, elas são tidas como atribuições básicas para o bom desempenho em determinada função. Podem ser adquiridas pelo trabalho/experiência desempenhado na função, por cursos profissionalizantes, entre outros.

A técnica operacional é muito importante para que a atividade seja executada corretamente e para as empresas, principalmente aquelas que investem na capacitação profissional do colaborador e no desenvolvimento de talentos.

 

Conhecimento de gestão

Já o conhecimento de gestão é aquele mais específico e qualificado, desenvolvido com a união da experiência de anos e cursos de gestão.

Essa habilidade é fundamental para uma empresa, pois está diretamente ligada à tomada de decisão, gerenciamento de negócios e profissionais.

Com o conhecimento de gestão um profissional é capaz de desenvolver inúmeras outras habilidades, inclusive, de liderança e de empreendedorismo.

É importante observar, após a definição dessas duas características, que para você desenvolver seu conhecimento de gestão é importante ter conhecimento técnico operacional, afinal, um gestor ou líder deve conhecer os processos operacionais da empresa.

E ainda, quem possui somente o conhecimento técnico operacional tem a total capacidade de desenvolver conhecimento de gestão, por meio de estudo mais aprofundado, já que a técnica já tem.

Diante disso, entende-se, conforme dito no início, que  esses dois podem e devem ser aliados essenciais para qualquer profissional que deseja subir de carreira e obter seu sucesso profissional.

São habilidades que podem ser desenvolvidas mutuamente, trazendo ganhos tanto para você quanto para empresa.

 

Baixe grátis nosso eBook com 13 ferramentas grátis para você ampliar a percepção de valor do seu cliente e vender suas soluções por um preço mais alto e para clientes melhores.

4/5
Post Recentes
Abrir chat
Olá, você precisa de ajuda?