Seis necessidades humanas por Tony Robbins

Publicado em: 02/04/2020
Autor: Claudio Brito
Assunto: Mentoring
Tempo de leitura: 4 minutos

A pirâmide de Maslow se complementa com as 6 necessidades descritas por Tony Robbins

1ª Necessidade humana: certeza/conforto

A necessidade de certeza/conforto está ligada a nossa capacidade de evitar a dor e buscar o prazer, a base da nossa própria sobrevivência. A necessidade de certeza em outras palavras é o mesmo que estabilidade, segurança, tranquilidade, sobrevivência etc.

Existem meios neutros, positivos e negativos para satisfazer essa necessidade.

Meios positivos

Desenvolver uma nova habilidade, ter fé seja em Deus, no universo ou em si mesmo, dominar alguma área especifica, confiança, coragem, criatividade, inteligência.

O dinheiro é outro meio de satisfazer nossa necessidade de segurança. Mas neste caso ele é um meio neutro ou artificial, porque pode ocorrer um colapso na economia mundial, assim como já ocorreu em diversas épocas, e perdermos tudo que temos.

2ª Necessidade humana: incerteza/variedade

Incerteza ou variedade, é o mesmo que surpresas, desafios, mudanças, estimulação e enfrentar o desconhecido.

Como se percebe, esta necessidade vive em conflito com a primeira criando um paradoxo entre as duas. Isto acontece porque nós precisamos de certeza e incerteza em nossa vida, pois se buscarmos atender somente a primeira, nossa vida se torna rotineira, monótona e desgastante.

A necessidade de certeza faz com que nossa vida funcione. A incerteza faz a nossa vida valer a pena.

Meios positivos

Viajar, aprender um novo idioma, superar desafios, criar novos objetivos, iniciar um empreendimento, aprender uma nova habilidade.

Meios negativos

Comida em excesso, drogas, alcoolismo, cigarro, relacionamentos extraconjugais.

3ª Necessidade humana: significado/importância

Cada um de nós precisa acreditar que é especial, único, diferente, exclusivo, autêntico e importante. Para satisfazer a necessidade significado/importância, algumas pessoas utilizam meios positivos, neutros ou negativos.

Meios positivos

Ser importante na vida de alguém através da contribuição, ser uma força do bem, ser um ótimo pai ou mãe, graduação acadêmica etc.

Meios neutros

Estilo de penteado, estilo de fala, modo de andar, modo de se vestir, posição social, posição profissional, posição de destaque etc.

Meios negativos

Arrogância, criar uma identidade como “eu sou deprimido”, violência, fazer parte de gangues, praticar crimes etc.

Quando atendemos duas, três ou mais necessidades simultaneamente, aquele “veículo” usado se torna um vício. Por exemplo, a violência infelizmente é um meio que satisfaz a necessidade de certeza, pois a pessoa que a pratica, tem controle sobre a sua vítima.

Logo a violência também satisfaz variedade, pois entra adrenalina e excitamento, porque a pessoa nunca sabe o que pode ocorrer depois.

A violência também atende a necessidade de significado, já que o praticante não precisa de graduação escolar, diploma ou outra posição de destaque na sociedade. A pessoa instantaneamente se torna importante, pois ela tem o domínio sobre a vítima.

Já o viciado em drogas, geralmente quando se encontra no estado de dor, tenta sair daquele estado (busca de variedade ou mudança de estado emocional), porque esta pessoa tem “certeza” que a droga trará “conforto”.

O mesmo acontece com pessoas que usam a comida como droga, porque comem em excesso e sem controle.

4ª Necessidade humana: amor/conexão

A necessidade de amor/conexão é atendida quando compartilhamos sentimentos e emoções com as outras pessoas. Significa também dar e receber atenção dos outros.

O ser humano precisa de amor para sobreviver, desde o seu nascimento, até quando se torna adulto. Somos animais gregários incapazes de viver bem sozinhos.

Meios positivos

Apreciar natureza, fazer uma oração, relacionamento íntimo, amizades, conectar-se com Deus, conectar-se consigo mesmo através de uma reflexão, conectar-se com o universo.

Meios negativos

Vício em jogos de azar, violência, depressão, sofrimento, praticar crimes em grupo, etc.

5ª Necessidade humana: crescimento

Tudo aquilo que não cresce, morre. A necessidade de crescimento é uma lei universal, assim como a lei da gravidade. Para que possamos evoluir como pessoas, precisamos crescer, expandir, progredir e aprender sempre.

A 5ª e a 6ª necessidade humana são as necessidades do nosso espírito. Podemos atender as 4 primeiras necessidades, que são da nossa personalidade, e mesmo assim ainda não nos sentirmos realizados.

Isso explica porque muitas pessoas como cantores famosos, artistas de cinema e outras celebridades, às vezes acabam destruindo suas vidas com álcool, drogas ou depressão.

Como isto ocorre? Uma pessoa pode ter fama, conexão com os fãs, fortunas, relacionamentos invejáveis, e ainda assim terminar como Kurt Cobain, Amy Winehouse, Elvis Presley, Jannis Joplin e muitos outros.

Toda vez que enfrentamos um desafio, crescemos com ele, expandimos e evoluímos. Os desafios nos farão usar os nossos “músculos emocionais”, assim como já usamos em muitas situações em nossa vida. Tudo o que mais queremos em nossa vida, se resume em uma palavra: progresso.

Progresso em nossos relacionamentos, em nossa profissão, nossos negócios, nossa vida espiritual, nossas finanças, nosso corpo físico, nossa saúde física e emocional.

6ª Necessidade humana: contribuição

Aquilo que não contribui acaba sendo eliminado pela evolução. Esta é uma verdade absoluta. Já percebeu que quando você ajuda alguém, sua vida começa a fazer mais sentido? Isto porque aqui não entra o “eu”, mas sim o “nós”.

Precisamos contribuir e mesmo retribuir aquilo que já conquistamos, usando o nosso tempo, dinheiro, talento ou conhecimento.

O sentimento de contribuição é o mais profundo que podemos sentir como pessoas, porque faz parte da nossa verdadeira natureza, que é fazer o bem para o próximo.

Doar, cuidar, ajudar, contribuir, ensinar o bem, são alguns dos meios e satisfazer a necessidade de contribuição.