Mentoring

Publicado em: 25/08/2019
Autor: Kacio Willian
Assunto: Uncategorized
Tempo de leitura: 1 minuto

O Programa de Mentoring consiste numa orientação estruturada em que um profissional mais experiente (Mentor) orienta um menos experiente (Mentee ou Mentorado). É um processo de transmissão de conhecimento cujo objetivo é provocar insights no Mentee.

É utilizado tanto para estimular alguém em início de carreira ou cargo, um funcionário novo numa corporação, ou um profissional sênior que esteja enfrentando – ou vá enfrentar – novos desafios na empresa ou fora dela.

Também é indicado em casos de sucessão, como aposentadoria ou desligamento de colaboradores, talentos em potencial e em momentos em que há necessidade de acelerar a adaptação de expatriados à cultura da empresa.

Não há regra fixa. O Programa de Mentoring depende da relação entre Mentor e Mentorado. Alguns “discípulos” apresentam as dúvidas numa conversa informal e outros marcam encontros periódicos, a fim de desenvolver habilidades e competências.

Grandes empresas têm programas estruturados e aplicações variadas de Mentoring, atingindo, constantemente, resultados de excelência. Mas nada impede que você escolha o Mentor de sua preferência fora da empresa e inicie o programa o quanto antes.

Fonte: Global Mentoring Group