Mentoria de graça: 6 passos para conseguir

6 passos para conseguir uma mentoria de graça

Sabe aquele seu objetivo de ter sucesso na carreira profissional?

Bem, ele pode estar mais perto do que você imagina. E ter um mentor é a chave desse sucesso! E é possível conseguir essa mentoria de graça.

Um mentor será como um guia, ajudando com o seu desenvolvimento profissional e pessoal, em melhores tomadas de decisão, solução de conflitos, dentre tantas coisas.

Mas onde encontrar um? Quanto terei que investir?

Não se preocupe, entendo que você possa estar passando por um momento que não é possível fazer esse investimento. Nem tudo está perdido, você ainda pode contar com um mentor pagando pouco ou nada.

Continue a leitura que vou lhe mostrar os 6 passos para conseguir uma mentoria de graça. Mas antes quero lhe dizer como identificar a necessidade de uma mentoria na sua vida profissional.


Saiba quando buscar uma mentoria

Comecei o texto dizendo que a mentoria é a chave para o seu sucesso profissional. E isso mesmo, essa é uma ferramenta tão importante que é capaz de tirar você desse ponto de estagnação e fazer a sua vida se movimentar a favor do que se propõe a fazer.

Então, sabe aquele momento que você se encontra preso, não sabe como se desenvolver ou até mesmo como buscar o crescimento profissional?

É aí que o mentor entra, ele, por ser um profissional mais experiente que você e que domina as técnicas para o desenvolvimento das pessoas, será seu conselheiro, seu guia, dando-lhe feedbacks imparciais sobre as melhores formas que você pode conduzir uma determinada situação.

Além disso, por ser uma aérea de várias finalidades, que ajuda a resolver desde conflitos técnicos ou até aconselhar sobre a condução geral da carreira, a mentoria lhe ajudará também nos seguintes aspectos:

  • Discutir e identificar as melhores formas de fazer as coisas;
  • Auxiliar a reconhecer novas as habilidades e talentos;
  • Ajudar a analisar implicações, consequências ou relações de causa e efeito nas situações mais críticas
  • Discutir rumo da carreira e melhor estratégia para alcançá-lo

Diante de tantos benefícios para sua carreira, agora você precisa saber como encontrar o seu mentor. Mão na massa na busca da mentoria de graça.


Passos para ter uma mentoria de graça

 

1. Saiba o que deseja aprender com a mentoria

Nada adianta você procurar a ajuda de alguém, se nem mesmo você sabe para onde ir. Então, tenha bem definido a área da sua vida você está precisando daquela ajuda, pode ser desde pessoal, com seu relacionamento por exemplo, ou profissional, com a sua transição de carreira, por exemplo.

Aqui o ditado “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve” não se aplica.

Vale dizer, que você não precisa somente um mentor. Talvez tenham mais conhecimentos, habilidades ou técnicas que você deseja desenvolver: liderança, financeira, entre outros.


2. Identifique as pessoas que são referência

Procure nas redes sociais, entre amigos e familiares, na sua empresa, o importante é ter alguém que tenha experiência no assunto e que você sinta confiança de aprender mais com ela.

Identifique pelo menos 4 pessoas para cada área que você deseja aprender. Esse número é ideal para que tenha segurança de que pelo menos uma irá aceitar ajudar você.

Tenha em mente que isso exigirá de você um esforço a mais, pois ter pessoas de referências e com referências é muito importante para não cair em uma cilada. Muitas vezes compramos gatos por lebre, ou um mentor empresarial que nunca empreendeu de fato ou sequer tem um case para lhe contar.


3. Esteja onde suas referências estão

Não basta saber identificar as pessoas que você tem como referência, é essencial estar onde elas estão, ou seja, estar nos mesmos lugares, seja em grupos de whatsapp, no LinkedIn, ou até mesmo em congressos e outros eventos – presencial ou online.

Sabe aquele evento que essa pessoa será palestrante e tem aquele tempo para discussão com o público?

Pois é, participe e tenha esse momento para trocar ideias, se relacionar e se engajar com sua referência.


4. Estude sobre a pessoa de referência

Saiba tudo sobre o que essa pessoa já escreveu, sobre os caminhos trilhados que o levaram a ter aquela experiência.

Além disso, se aprofunde nos autores que ela tem como referência e nos sucessos dela.

Saiba que isso fará toda diferença na sua abordagem, mostrando que você tem interesse no conhecimento e experiência que essa pessoa tem e que, de alguma forma, ela poderá lhe ajudar.

Uma dica: estude além das conquistas profissionais, conheça seus gostos, o que faz quando não está trabalhando, as pessoas que segue, os livros que lê. Enfim, não seja superficial.

Essa estratégia é essencial para que você tenha argumentos necessários para criar empatia, saiba se comunicar com a pessoa e, melhor, tenha acesso mais fácil.

Mais ainda, estará propiciando também uma experiência positiva sobre você em seu futuro mentor. Dando espaço para que ele possa ouvir um pouco de você e que possa dar uma opinião que lhe ajude no seu crescimento.


5. Saiba o tempo certo de abordar seu mentor

Só levantar a mão no meio da palestra não vai lhe ajudar. Você precisará, em algum momento, abordar essa pessoa para criar a conexão necessária para discussões futuras, nem que sejam pelo whatsapp.

Portanto, é muito importante que você saiba o tempo certo dessa abordagem, não vá perseguir ser futuro mentor durante um almoço ou interrompê-lo durante uma conversa. Saiba identificar o momento ideal.

Outro fato necessário na sua abordagem é a franqueza. Não estou dizendo para você enviar um convite pedindo para ele(a) ser seu mentor gratuito, é preciso usar a sutileza, fale de sua admiração por ela e o quanto ela pode lhe ajudar.

Então, se ajude fazendo perguntas mais específicas, contextualize e peça um feedback, nunca uma “o que eu devo fazer?”.

Lembre-se é de graça!


6. Use a palavra ajuda para o seu mentor

Você já identificou sua referência, já estudou sobre ela, conseguiu ter acesso no momento certo, agora é hora de pedir ajuda.

Não diga a pessoa que ela será seu mentor, pois com a abordagem certa, será fácil alguém se recusar a ajuda de quem tanto admira o seu trabalho e seus feitos.

Importante: tenha em mente que ela não estará sempre disponível para você, espere o momento dela e não seja exigente.

Ao seguir esses passos, você estará bem perto de conseguir uma mentoria de graça.

Está pronto? Conheça mais sobre a Global Mentoring.

 
Post Recentes