Mentor profissional: O que é um Programa de Mentoring?

Publicado em: 16/12/2019
Autor: Claudio Brito
Assunto: Mentoring
Tempo de leitura: 2 minutos

O Programa de Mentoring consiste numa orientação estruturada em que um profissional mais experiente (Mentor) orienta um menos experiente (Mentee ou Mentorado). É um processo de transmissão de conhecimento cujo objetivo é provocar insights no Mentee.

É utilizado tanto para estimular alguém em início de carreira ou cargo, um funcionário novo numa corporação, ou um profissional sênior que esteja enfrentando – ou vá enfrentar – novos desafios na empresa ou fora dela.

Também é indicado em casos de sucessão, como aposentadoria ou desligamento de colaboradores, talentos em potencial e em momentos em que há necessidade de acelerar a adaptação de expatriados à cultura da empresa.

Não há regra fixa. O Programa de Mentoring depende da relação entre Mentor e Mentorado. Alguns “discípulos” apresentam as dúvidas numa conversa informal e outros marcam encontros periódicos, a fim de desenvolver habilidades e competências.

Grandes empresas têm programas estruturados e aplicações variadas de Mentoring, atingindo, constantemente, resultados de excelência. Mas nada impede que você escolha o Mentor de sua preferência fora da empresa e inicie o programa o quanto antes.

Benefícios

O Mentoring tem o objetivo de promover discussões a fim de auxiliar o desenvolvimento profissional do Mentorado em longo prazo. De dar suporte e direcionamento o profissional com intuito de melhorar a performance e a qualidade de vida do “discípulo”.

Também visa a promover o desenvolvimento integral do Mentorado, tanto profissional quanto pessoal, e a gerenciar o conhecimento por meio da troca de ideias e experiências entre Mentor e Mentorado – há momentos em que o primeiro cita seus próprios erros para alertar o Mentorado.

Na prática, o “discípulo” é preparado para enfrentar os desafios da profissão e do mercado, desenvolvendo habilidades, criando metas, aumentando o próprio desempenho, produtividade e capacidade de lidar com as consequências de suas escolhas.

Programa de Mentoring nas Empresas

No programa de Mentoring aplicado a equipes de corporações, as vantagens são muitas: melhorar a utilização de talentos, incentivar a inovação e a criatividade e impulsionar mais produtividade nos processos. Essa solução traz grandes benefícios para todos os envolvidos: o Mentor, o Mentorado e a organização.

Nas empresas, o Programa de Mentoring reduz custos com treinamento, pois, em alguns casos, os Mentores fazem parte da organização. Quando não, o custo de contratar um programa é infinitamente inferior ao que ele trará de retorno para a empresa.

Além dos benefícios citados, o programa desenvolve lideranças e contribui para a disseminação de conhecimento tácito, aquele não formalizado em documentos, mas adquirido na experiência dos colaboradores.

Em resumo, o Programa de Mentoring visa a estimular o Mentorado a buscar o desenvolvimento e a autonomia por meio de orientações e conhecimentos transmitidos pelo Mentor.

Se interessou pelo conteúdo e quer se aprofundar, se habilitando como um mentor com certificação internacional? No treinamento Mentor Extraordinário falamos mais sobre o assunto e trazemos entrevistas com autoridades no assunto. Para saber mais, CLIQUE AQUI.