O conhecimento necessário para transformar a sua vida

É muito importante que você trabalhe seu desenvolvimento, o autoconhecimento e tenha em mãos as ferramentas necessárias para que planejar e realizar o necessário para transformar a sua vida.
O conhecimento necessário para transformar sua vida ainda este ano

Pode parecer simples ter a disposição todo conhecimento do mundo. Mas você sabe qual usar a seu favor?

Não basta entender, aprender e compreender tudo a sua volta, é preciso, principalmente acreditar no seu potencial e ter consciência dele – de como você pode obter o conhecimento sobre você mesmo que o levará ao sucesso profissional e pessoal.

Para isso, é muito importante que você trabalhe seu desenvolvimento, o autoconhecimento e tenha em mãos as ferramentas necessárias para que planejar e realizar o necessário para transformar a sua vida.

Durante a leitura desse artigo, espero que você compreenda o seu lócus de controle interno e saiba o que fazer com ele.


Como o autoconhecimento pode transformar a sua vida

Cada vez mais as pessoas estão em busca daquilo que mais lhe traz satisfação, fazendo com que se sintam bem, completas e realizadas.

E isso só é possível encontrar por meio do autoconhecimento. Um processo necessário para que você enxergue o seu eu mais a fundo, sabendo reconhecer suas habilidades e fracassos.

O autoconhecimento influencia na sua tomada de decisão, permitindo uma profunda reflexão sobre as influencias de amigos, familiares, etc. na sua vida e no seu desenvolvimento.

Esse é um processo individual e necessário para o indivíduo, pois contribuirá para que você consiga identificar suas habilidades, gostos, padrões de comportamento e, como já citado, seu lócus (lugar) de controle interno.


A importância do lócus de controle

Você deve estar em dúvida do que se trata esse termo. Calma! Vou explicar.

Conceito desenvolvido pelo psicólogo Julian Hotter, a partir de sua análise clínica, o lócus de controle é baseado na forma como as pessoas se sentem quando algo lhes acontece, como eventos influenciam na sua vida:


  • Se você acredita que as coisas acontecem por serem governadas por forças externas – lócus de controle externo;
  • Se você acredita que as coisas acontecem a partir dos esforços porque está no controle – lócus de controle interno;


Aqui vamos tratar do lócus de controle interno, aquele que você é o único responsável pelas coisas que lhe acontece.

Quando você tem a consciência, ou melhor, o conhecimento necessário de que suas habilidades e esforços que o levam para onde deseja chegar, ou seja, se sente internamente controlado pelas coisas que acontecem na sua trajetória, poderá ter mais chances de:


  • Obter sucesso
  • Abandonar hábitos nocivos
  • Lidar com problemas 
  • Sustentar projetos de longo prazo


Sendo assim, por meio do autoconhecimento você será capaz de encontrar o lócus de controle interno, de forma a trabalhar com ele a seu favor. 

Isso porque, da mesma forma que você se responsabiliza por algum fracasso, como uma nota baixa nos estudos. 

Você se responsabilizará por algo ainda maior, como pensar em como pode ajudar sua equipe a se desenvolver, a se organizar e planejar seu negócio ou sua carreira.

Tudo isso levará você diretamente atrelado ao próximo tópico.


Planejar e executar para me transformar

Conseguir um novo emprego, ter sucesso profissional, abrir um negócio, trabalhar no que gosto e tenho paixão…esses são apenas alguns dos desejos de muitas pessoas. 

No entanto, apesar de terem esses desejos, muitas não conseguem nem ao menos um deles. Que saber porque? 

Infelizmente, muitos não tem um planejamento ou projeto de vida, ou tem um projeto, mas não sabem executar porque deixam a mercê do destino, do famoso “deixa a vida me levar”. 

Vemos, então, que as pessoas não assumem o controle da própria vida e nem se responsabilizam por ela.

Logo, se você toma o controle da sua vida e arregaça as mangas, algo transformador ainda pode acontecer, completamente diferente do que você tem feito.

Para isso, dois pontos são importantes: autoconhecimento e vontade.

Assim, aqui vai 5 dicas para você planejar a sua carreira, executar e transformar a sua vida ainda esse ano:


  1. Busque se conhecer melhor – conheça o seu propósito e se desenvolvam baseando-se nele: isso será fundamental para você saber em qual caminho seguir e quais os próximos passos;
  2. Saiba quais as possibilidades de crescimento: seja numa empresa ou no negócio próprio, conhecer o seu mercado, nicho, ajudará a potencializá-los ou até mesmo mudar, se necessário;
  3. Esteja em constante aprendizado: conhecimento nunca é demais, mas lembre-se do que falei logo no início, ter o conhecimento necessário ou suficiente já é o começo para sua transformação; 
  4. Busque referências: a trajetória de cada um é individual, o sucesso de um não será o mesmo de outro. Portanto, conhecer mais a fundo as suas referências é passo importante para compreender as dificuldades e seus acertos;
  5. Retorne ao seu planejamento sempre que necessário: não basta escrever e não ter foco nele. O planejamento consiste em avaliar as possibilidades e realizar uma coisa a cada dia para alcançá-lo.


Ao chegar até aqui, espero que você tenha compreendido toda ligação desses tópicos, do quanto o autoconhecimento, conhecer seu lócus de controle e assumir suas responsabilidades são importantes para você planejar e executar seu projeto de carreira.

E vou além disso, eles serão essenciais para transformar a sua vida ainda esse ano.

O que achou? Vamos por tudo que aprendeu aqui em prática? 

Compartilhe se consegui lhe ajudar ou comente se ainda tem alguma dúvida.

4/5
Post Recentes
Abrir chat
Olá, você precisa de ajuda?