MENTORIA: Respostas para as dúvidas mais comuns

Publicado em: 30/08/2019
Autor: admin
Assunto: Uncategorized
Tempo de leitura: 2 minutos

Mentor é uma pessoa que guia, orienta e inspira outra e por isso alguns sinônimos dessa palavra podem ser: conselheiro, guia, orientador, mestre, guru, líder, professor, instrutor, educador, iniciador, inspirador, condutor, aconselhador, preceptor, pai, cérebro, timoneiro, defensor, protetor.

Tipos de mentoria
Existe diversos tipos de Mentoria, a pessoal para orientar e guiar pessoas a tomarem uma decisão no campo pessoal (muito comum nos Estados Unidos para guiar jovens em situação de risco), a profissional para ajudar pessoas em transição de carreira, a de empreendedores que pode ser focada em qualquer momento de uma empresa, além da organizacional onde é implantado um programas de mentoria no intuito de guiar jovens talentos com potencial para sucessão.

O Blog Na Prática, da Fundação Estudar traz uma visão interessante sobre a mentoria dizendo que ela oferece oportunidade de desenvolvimento valiosa. Porém, um só mentor pode não fomentar todos os aprendizados que você precisa para crescer. Conheça os cinco tipos de mentores indispensáveis para evoluir – pessoal e profissionalmente. Clicando no link a seguir:
https://www.napratica.org.br/tipos-de-mentores-que-voce-precisa/

Como funciona uma mentoria
Para haver Mentoria é preciso que exista a figura de uma pessoa mais experiente (o mentor) e alguém querendo trilhar o mesmo caminho que ele (o mentee) e também seja criada uma relação, onde um esteja disposto a colaborar com o outro, o Mentor dando insights e guiando o Mentee e o Mentee seguindo tudo que for repassado a ele pelo Mentor.

Quanto cobrar por uma mentoria?
A resposta para essa pergunta depende do valor do que você tem a oferecer, o valor da sua experiência, na Global indicamos o valor de R$ 18 mil reais para um acompanhamento de 6 meses, mas é importante que existe um método que possa guiar o Mentor e ajudá-lo a orientar o Mentee.

Plano de mentoria
A maior parte das instituições quando implanta o Mentoring e treina seus mentores, cria um plano onde descreve os objetivos e como funcionará o processo para atingi-lo, na internet é possível encontrar um plano de mentoria com o modelo utilizado pelo Sebrae, para ter acesso basta clicar no link a seguir: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Pratica%20de%20ensino%20-%20Programa%20de%20Mentoria%20-%20Baixa.pdf

Respostas para as dúvidas mais comuns sobre mentoria
Criamos um vídeo onde respondemos essas e outras dúvidas a respeito da mentoria, mentoring que pode ser visto logo abaixo:

Mentoria para empreendedores

Outros conteúdos