O que é Mentoria Profissional?

Publicado em: 01/11/2019
Autor: Kacio Willian
Assunto: Mentoring
Tempo de leitura: 2 minutos

Já pensou o quanto seria útil ter a orientação de um profissional experiente em uma situação específica da sua carreira, para alcançar um objetivo pré-determinado? Esta é justamente a ideia da Mentoria Profissional, traduzida do termo inglês “Mentoring”.

Trata-se de uma atividade que estimula o processo de desenvolvimento e aprendizado na carreira, e envolve um profissional (Mentor) experiente – em qualquer área – e uma pessoa (mentorado) com menos anos de experiência.

É uma espécie de tutoria em que o Mentor ajuda o mentorado a dominar um conhecimento para desempenhar um trabalho e o prepara para crescer na empresa e na carreira. É como um despertar, em que o Mentor libera o potencial de cada pessoa.

Uma ótima Mentoria é aquela em que o Mentor conhece a fundo o mercado e o modelo de negócio em que o mentorado atua, e está atento às inovações. Além disso, sente-se bem em ajudar e fazer parte do crescimento profissional da pessoa ou do negócio.

Via de mão dupla

Em uma Mentoria, o Mentor se coloca à disposição para descobrir e aprender coisas novas e encontrar soluções com o mentorado. Tem perspicácia para levar o mentorado a se questionar e tem empatia pelo pupilo. Coloca-se no lugar dele, identifica as principais fraquezas e busca soluções.

Na Mentoria para empreendedores, é necessário conhecer alguns pilares de gestão empresarial, como marketing, vendas, gestão de pessoas etc. Enfim, precisa ter habilidades para executá-las, simplificar o que deve ser feito e ter histórico em ajudar pessoas, pois agrega credibilidade e valor.

A Mentoria Profissional deve ser, sobretudo, uma “via de mão dupla”. O Mentor ouve o mentorado, e o contrário acontece. Escutando e compreendendo os conselhos o mentorado obterá mais conhecimento para crescer profissionalmente.

Resultados Positivos da Mentoria Profissional

Os resultados têm sido tão positivos que mais pessoas e empresas estão adotando o processo. É importante destacar que Mentoria é diferente de Coaching. A principal diferença é que o Mentor precisa ter experiência na área de atuação, ou seja, um Mentor de Marketing Digital não só teve resultados usando as estratégias que propõe como também está sempre pesquisando e atento as novidades da área, além de buscar sempre seu desenvolvimento como pessoa.

Como o vínculo entre o Mentor e mentorado pode ser tornar forte, é possível que o laço nunca se rompa. Nada impede que a relação continue ao longo dos anos, em encontros mais espaçados.

Se você chegou até aqui, percebeu que a Mentoria Profissional é um processo essencial para que a pessoa cresça em sua área de atuação. Procure pessoas experientes adequadas ao seu perfil e de preferência com certificação profissional. Comece já a procurar um Mentor ou quem sabe seja você, aquele Mentor que você espera que o mercado lhe mostre!

Precisa de um Mentor para auxiliar sua jornada, levando-o a se desenvolver profissionalmente?
Consulte nossa base de Mentores certificados, um time de mentores com foco em contribuir para o seu sucesso.

ACESSAR O MENTORBOOK

Outros conteúdos