Mentor – Saiba tudo sobre

Publicado em: 14/08/2017
Autor: Claudio Brito
Assunto: Novidades
Tempo de leitura: 4 minutos

Qual o papel de um Mentor?

Um Mentor é alguém com mais experiência na área de interesse do Mentee (alguém que está iniciando) disposto a repassar o que aprendeu através da prática ou do estudo e observação de cases de sucesso, o caminho das pedras, o pulo do gato. As estratégias que funcionam e deram certo para outros e que podem fazer o Mentee economizar tempo e ter resultados mais rápido.

Como ser um mentor?

Originalmente, o termo mentor veio do grego, e se referia à figura mítica de Mentor, amigo e conselheiro de Telêmaco, que o apoiava enquanto o pai estava ausente na guerra de Tróia. Desde então, mentor passou a ser sinônimo de alguém que compartilha sua sabedoria, experiência e conhecimento com colegas menos experientes. Um mentor pode ser seu pai, um professor, um chefe, um colega, um avô, um poeta, um filósofo, o autor de um livro que inspirou você e até alguém contratado especialmente para esse papel.

O mentor profissional

Em tese, bastaria ter experiência para se tornar um mentor, mas o que estamos vendo na prática é uma oportunidade gigantesca para aqueles que tem um método para seguir e contribuem com a jornada dos outros.

Exemplos e Casos de sucesso do Mentoring

O mentor de Alexandre, o Grande, foi Aristóteles, o de Martin Luther King foi Gandhi, o de Jim Collins foi Peter Drucker, o de Bill Gates foi o Warren Buffet, o de Marc Benioff foi o Tony Robbins, e por ai vai. É importante notar que você deve e pode ter diversos mentores durante a sua vida, dependendo do problema e desafio que você vai ou está enfrentando saiba que existe alguém que já passou por isso e estará disposto a ajudar.

3 personagens que podem guiá-lo em diferentes fases da vida

O professor é o primeiro desses personagens: ele orienta o início da vida de qualquer pessoa, por meio de explicações objetivas. Já o coach ou treinador aparece na hora de colocar a teoria em prática. O mentor aparece num terceiro momento. Seu papel é ser um provocador. O propósito não é transmitir informações e nem treinar competências, mas estimular a autonomia.
As três figuras são complementares e não é raro que se fundam em um mesmo indivíduo, às vezes. Mas o grande diferencial do mentor está no fato de ele funcionar como uma referência para você — uma pessoa que você lembrará, para sempre, como alguém que mudou a sua vida profissional.

Mentoring no Brasil

Mais maduro em países da América do Norte e da Europa, o mentoring está se desenvolvendo rápido no Brasil, através dos eventos de Startups e dos empreendedores digitais que cobram valores condizentes com o sucesso que conquistaram no mercado.
Há também algumas escolas especializadas que recebem pedidos e indicam os profissionais mais adequados para o seu perfil. Só tome cuidado com os charlatões, que infestam o mercado. O ideal é encontrar alguém que tenha uma formação específica e certificação como mentor. Fuja de quem não tem a menor propriedade para falar sobre o assunto. Alguém que nunca teve um negócio próprio não pode ser mentor na área de empreendedorismo, por exemplo.

Mentor profissional

No Brasil existem mentores cobrando até R$ 250 mil reais para acompanhar um negócio de perto e outros que ficaram milionários ao trocar sua expertise por ações de uma empresa nascente.
Embora a grande maioria desses casos não seja noticia está surgindo no Brasil um mercado gigantesco que vai movimentar trilhões nos próximos anos e você pode fazer parte disso.
Mentor
Embora esses termos (Mentor, Mentoria ou Mentoring e Mentee) sejam relativamente novos no Brasil, nos Estados Unidos o mercado é antigo e vem sendo desenvolvido em larga escala através das Universidades e Centros de pesquisa de ponta que sempre colocam em pares os mais experientes com os iniciantes e isso transformou os EUA em uma potência no campo da pesquisa.
Os preceitos que foram usados pelas universidades fazem agora parte do contexto dos negócios, principalmente nos eventos de startups onde são oferecidas mentorias gratuitas o que é muito bom para as startups, mas ruim para o Mentor, que muitas vezes doam suas horas sem receber nada, além da exposição, em troca dos seus ensinamentos.

O método Global Mentoring Group

Desde 2014 venho aperfeiçoando um método que já atendeu mais de 1000 empreendedores no Brasil e que agora está se tornando mundial através do Global Mentoring Group e você que já é mentor ou está iniciando nessa área pode ter acesso quase de graça.
Nas técnicas ofertadas ofereço mais de 100 conteúdos gravados no Brasil, Vale do Silício e em Cambridge com a ajuda de nomes como Guy Kawasaki, Lynda Weinman, Steve Blank, Eric Ries, Alexander Osterwalder e instituições como Stanford, Babson, Harvard e MIT, nomes e instituições de peso onde tive o privilégio de estudar e agora ofereço a você através de uma Certificação Internacional em Mentoria de Negócios & Inovação.
No conteúdo, ensino tudo que aprendi nos treinamentos que participei no Brasil e no Exterior além de diversas maneiras para você ganhar dinheiro com o mercado de mentoria, sendo você um coaching, professor, empreendedor ou profissional liberal.
Através da Certificação você descobrirá como usar os eventos de Startup para promover o seu trabalho de Mentor e encontrar o momento certo para fazer atendimentos individuais, em grupo e até realizar um workshop com empreendedores, além de entender como você pode através da mentoria virar um investidor-anjo no estágio inicial de uma ideia, provendo apenas a sua experiência e recursos iniciais. A Certificação ainda irá colocar na sua mão os documentos necessários para você se proteger como Contratos de Investimento e Confidencialidade (o famoso NDA).
Você ainda pode escolher entre o treinamento online e o físico no Brasil ou nos Estados Unidos, saiba todos os detalhes aqui.

livro mentoring pdf

No intuito de ajudar a melhor compreender o campo do Mentoring e facilitar o acesso a novas técnicas de orientação de empreendedores e profissionais disponibilizamos gratuitamente um livro digital sobre mentoring em pdf que acompanha um mini-curso em vídeo, para acessar você basta você clicar nesse link: https://land.globalmentoringgroup.com/ebook-hmm

Referências

Endeavor @ https://endeavor.org.br/mentor-por-que-eu-deveria-ter-um/
Exame @ http://exame.abril.com.br/carreira/entenda-de-vez-o-que-um-mentor-pode-fazer-pela-sua-carreira/

Outros conteúdos