Mentor profissional: Mentoria passo a passo

Publicado em: 07/11/2019
Autor: admin
Assunto: Mentoring
Tempo de leitura: 2 minutos

Para que a Mentoria tenha sucesso, é fundamental que o Mentor planeje e estruture o programa antes de executá-lo. Pensando nisso, escrevemos um artigo com o passo a passo para a sua mentoria funcionar, vamos a eles:

Definição dos objetivos do programa
Estimular o engajamento de novos colaboradores, preparar líderes, manter e aproveitar, ao máximo, os talentos, ajudar a melhorar o clima organizacional, estimular a inovação e a criatividade.

Criação de um cronograma
Definição de um calendário para guiar as ações dos participantes do projeto, estipulando o que será trabalhado, como será medido e quando serão as datas de avaliação de cada etapa.

Planejamento do programa
Essa etapa deve ser desenvolvida com a equipe de supervisão. Nela serão definidos aspectos como quantidade de pares a ser formada, critérios de formação, plano de trabalho, tempo de duração do processo, entre outras ações.

Capacitação das equipes de suporte
Cada par de Mentor e Mentorado deve ser acompanhado por supervisores de relacionamento durante o processo.

Seleção dos Mentores
Apesar de o Programa de Mentoring se caracterizar pela troca de conhecimentos entre Mentor e Mentorado, o primeiro é responsável pela aplicação da metodologia e pelo desenvolvimento dos colaboradores. Logo, é peça-chave para o sucesso do programa. Pode ser um profissional de fora da empresa, um gestor ou funcionários mais experientes.

Escolha dos Mentorados
Os profissionais que farão parte do programa devem ser escolhidos entre os que se alinham aos objetivos da empresa.

Treinamento de Mentores e Mentorados
Nessa fase, os participantes aprenderão a se comportar durante o processo, quais ferramentas e técnicas poderão usar, tomarão conhecimento das expectativas e dos objetivos da organização em relação ao projeto e o que é esperado deles.

Formação dos pares
Talvez seja a parte mais delicada do processo, porque não há garantia que cada par dará certo. Porém, existem técnicas e ferramentas que aumentam as chances de os relacionamentos serem produtivos e harmônicos, trazendo mais sucesso ao programa.

Consolidados esses passos, é possível iniciar o Programa de Mentoring propriamente dito. Se eles forem realizados de forma competente e com avaliações constantes, é muito provável que o processo atinja os objetivos pré-determinados.

Outros conteúdos