Mentor profissional: Ferramentas de Mentoria

Publicado em: 07/11/2019
Autor: admin
Assunto: Mentoring
Tempo de leitura: 2 minutos

Existem centenas de ferramentas que podem ser aplicadas na sua Mentoria de diferentes formas. Todas com o objetivo de acelerar o aprendizado nas sucessivas etapas da carreira, otimizar o desenvolvimento pessoal e profissional do Mentorado e estimular a troca de conhecimentos, experiências e networking entre as gerações de profissionais.

Dentre elas destaca-se a que permite melhorar a gestão das expectativas em relação aos Millennials, geração que valoriza aspectos como mobilidade e rotatividade. Afinal, em 2025, os Millennials irão representar 75% do mercado, segundo especialistas.

Para que você tenha possibilidade de conhecer algumas ferramentas de Mentoria, fizemos uma lista das que são amplamente divulgadas e simples de serem aplicadas.

Algumas ferramentas que você pode usar em uma mentoria

Janela de Johari
É uma ferramenta conceitual cujo objetivo é auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo.

Canais de comunicação
Apesar de termos uma experiência completa por meio dos cinco sentidos, preferimos comunicá-la de forma resumida e confortável. Tanto que cada pessoa tem um canal preferencial de comunicação – visual, auditivo ou cinestésico.
Logo, o ideal é se comunicar pelos três canais e adaptar a linguagem de acordo com o canal preferencial do interlocutor. Isso gera uma comunicação objetiva, eficaz e mais fácil de ser entendida pelo outro.

Rapport
O Rapport é uma técnica de harmonizar a comunicação, permitindo que o Mentor encontre o Mentorado no “modelo” que ele está no mundo. Quando a comunicação é estabelecida, é uma espécie de “dança” em que as pessoas refletem seu comportamento verbal e não verbal.

Escuta ativa
A ferramenta consiste na transmissão de uma mensagem em que a outra pessoa ouve, compreende e interpreta com atenção as informações, seja de forma verbal ou não verbal.

Backtracking
É a habilidade de reafirmar pontos-chave usando as palavras da pessoa com quem o Mentor está interagindo, acompanhando-a com o mesmo tom de voz e linguagem corporal.

Lócus de controle
Tem relação com o grau em que as pessoas sentem não ter controle sobre os eventos que influenciam suas vidas. Quando a pessoa lida com um desafio, ela sente que tem controle sobre o resultado? Ou acredita que está nas mãos de forças externas?

Ferramentas Mentoria

O Mentor deve conhecer algumas ferramentas para aplicar em sua mentoria

O linkedin também disponibilizou algo para ajudar na visibilidade do mentor

Além dessas ferramentas, existe um recurso que merece atenção. É a funcionalidade conhecida como “Aconselhamento Profissional”, criada pelo LinkedIn em 2018.

Esse recurso atua como uma espécie de Mentoria, conectando a pessoa a profissionais que estejam em cargos nos quais ela queira se especializar ou a pessoas experientes nos assuntos referidos.

Como é possível perceber, o aprendizado e o desenvolvimento do Mentorado ocorrem por meio de diversos estímulos. Porém, é importante garantir a combinação de métodos baseada no conceito dos 70/20/10, que consiste no…

  • Aumento da troca de experiências
  • Experiências de aprendizado agradáveis
  • Diversidade de conhecimentos
  • Aumento do conhecimento corporativo (Gestão do Conhecimento)
  • Integração de colegas (networking)

Para Morgan Mc Call, Robert W. Eichinger e Michael M. Lombrado, que desenvolveram esse conceito, ele ocorre na seguinte proporção:

70% do aprendizado vêm da prática
20% de feedbacks, orientação ou modelos de comportamentos
10% de teoria, livros ou filmes

Outros conteúdos