Mentor profissional: Ferramentas de Mentoria

Existem centenas de ferramentas que podem ser aplicadas na sua Mentoria de diferentes formas. Todas com o objetivo de acelerar o aprendizado nas sucessivas etapas da carreira, otimizar o desenvolvimento pessoal e profissional do Mentorado e estimular a troca de conhecimentos, experiências e networking entre as gerações de profissionais. Vamos tentar nesse artigo trazer luz sobre essas ferramentas além de responder várias questões sobre a Mentoria.

O que é mentoria?

Mentoria é toda relação (Mentoria) onde alguém mais experiente (Mentor) ajuda com a sua experiência, alguém (Mentee ou Mentorado) a atingir algo que ele já alcançou. E essa relação pode gerar diversos tipos de mentoria.

Tipos de Mentoria

  1. Mentoria Natural: Aquela que surge entre pai e filho;
  2. Mentoria Profissional: Onde o Mentee contrata o Mentor para resolver algum desafio específico onde o Mentor já teve sucesso;
  3. Mentoria em grupo: A mentoria onde o Mentor auxilia vários profissionais em um mesmo grupo a alcançarem um objetivo comum;
  4. Mentoria Individual: Uma relação um a um onde o Mentor acompanha o Mentee por um tempo pré-determinado com o objetivo de alcançar ou se aproximar de uma meta específica;
  5. Mentoria em pares: É quando um Mentor ajuda outro Mentor a alcançar algo que este deseje e se espera a troca de ambos no papel de Mentor e de Mentee;

Para que você tenha possibilidade de conhecer algumas ferramentas de Mentoria, fizemos uma lista das que são amplamente divulgadas e simples de serem aplicadas.

Algumas técnicas ou ferramentas que você pode usar em uma mentoria

Janela de Johari
É uma ferramenta conceitual cujo objetivo é auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo.

Canais de comunicação
Apesar de termos uma experiência completa por meio dos cinco sentidos, preferimos comunicá-la de forma resumida e confortável. Tanto que cada pessoa tem um canal preferencial de comunicação – visual, auditivo ou cinestésico.
Logo, o ideal é se comunicar pelos três canais e adaptar a linguagem de acordo com o canal preferencial do interlocutor. Isso gera uma comunicação objetiva, eficaz e mais fácil de ser entendida pelo outro.

Rapport
O Rapport é uma técnica de harmonizar a comunicação, permitindo que o Mentor encontre o Mentorado no “modelo” que ele está no mundo. Quando a comunicação é estabelecida, é uma espécie de “dança” em que as pessoas refletem seu comportamento verbal e não verbal.

Escuta ativa
A ferramenta consiste na transmissão de uma mensagem em que a outra pessoa ouve, compreende e interpreta com atenção as informações, seja de forma verbal ou não verbal.

Backtracking
É a habilidade de reafirmar pontos-chave usando as palavras da pessoa com quem o Mentor está interagindo, acompanhando-a com o mesmo tom de voz e linguagem corporal.

Lócus de controle
Tem relação com o grau em que as pessoas sentem não ter controle sobre os eventos que influenciam suas vidas. Quando a pessoa lida com um desafio, ela sente que tem controle sobre o resultado? Ou acredita que está nas mãos de forças externas?

Técnicas de Mentoria
Mentor e Mentee conversando durante uma sessão de Mentoria

A Mentoria Profissional

É uma relação onde o Mentee contrata o Mentor para auxiliar na busca ou aproximação de uma Meta específica e diferente da Mentoria rápida ou informal, a mentoria profissional tem um objetivo claro desde o primeiro encontro, além de contrato determinando o papel do mentor, o papel do mentee, as datas dos encontros, a duração de cada sessão e o investimento que será realizado pelo Mentee.

Um programa ou projeto ou processo ou roteiro de Mentoria

Em um programa ou projeto de Mentoria a empresa ou Mentor responsável especifica em detalhes tudo que fará parte da Mentoria, colocando em palavras tudo que será entregue em cada encontro.

Para criar o seu programa de Mentoria, a ideia do Mentor deve ser visualizar uma escada onde cada degrau deve ser um encontro com o objetivo específico tendo em vista que ao completar a escada o Mentee deve ter o seu objetivo atingido.

Formação ou Certificação em Mentoria

Para atuar como Mentor, um profissional não precisa de uma formação ou certificação, mas essa deve ser uma exigência do Mentee, tendo em vista a crescente demanda desse profissional há muitos que oferecem esse serviço sem o devido preparo o que acaba resultando em entregas mal feitas e com baixas chances de atingir os objetivos propostos.

Saber que o Mentor tem uma formação para atuar com mentoria, sinaliza ao Mentee que aquele profissional se preocupa com a sua entrega e busca se atualizar constantemente tendo mais chances de receber algo realmente impactante.

Como ganhar dinheiro com Mentoria

Para ganhar dinheiro com Mentoria o mentor deve estar preparado para embalar seu conhecimento de forma que o Mentee contratante tenha interesse e possa resolver uma dor específica e de alta intensidade, sabendo que quanto mais intensa e importante seja para o Mentee resolver essa dor, mais chances o Mentor tem de ser bem-sucedido nessa venda.

Como divulgar a Mentoria

Antes de divulgar a Mentoria é importante o Mentor testar o interesse do público nos seus conhecimentos, fazendo enquetes em redes sociais, realizando lives e abrindo uma aplicação onde ele vai conversar pessoalmente com cada Mentee que preencher o formulário, isso vai ajudá-lo a definir com mais clareza a sua entrega e validar os pressupostos que ele mesmo tem antes de lançar a mentoria.

Cursos de Mentoria

Via Global Mentoring Group, criamos um curso grátis de mentoria que está sendo realizado no Youtube, mas temos vários treinamentos disponíveis online, para mentores iniciantes, intermediários e avançados, além de uma imersão presencial que já realizamos em capitais globais como Londres, Lisboa, Cambridge e San Francisco. Em nosso site, você pode ver todas as opções disponíveis e escolher a mais adequada para você.

Diferenças entre Mentoria e Consultoria

Na mentoria você fará com que o profissional ponha em prática seu conhecimento teórico a partir da sua experiência na área. Além de contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional do mentorado. É possível realizar diversos tipos de mentoria, como de negócios, empreendimentos e outros.

Já a consultoria, basicamente, atenderá as demandas de uma empresa ou pessoa, fornecendo avaliação, diagnóstico e propondo ações baseadas em um determinada necessidade. O consultor ajuda na organização e tomada de decisão dessa necessidade específica, nada além disso.

Diferenças entre Mentoria e Coaching

Coaching é um programa que visa o desenvolvimento da capacidade e da habilidade de cada pessoa, sendo que o Coach não precisa conhecer a área foco do cliente.

Já na Mentoria temos a figura de um Mentor, alguém experiente e qualificado na área de atuação do Mentee, tendo, portanto, mais condições de ajudar o Mentorado a obter melhores resultados e mais retorno financeiro.

Baixe agora o nosso eBook grátis, com 13 ferramentas gratuitas para você ampliar a percepção de valor do seu cliente e vender suas soluções por um preço mais alto e para clientes melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post Recentes