Insegurança versus autoconfiança

Publicado em: 03/07/2018
Autor: Claudio Brito
Assunto: Novidades
Tempo de leitura: 3 minutos

Insegurança versus autoconfiança, como podemos superar a Insegurança e Desenvolver a Autoconfiança? Texto com dicas práticas para Mentores e Mentees em busca de ampliar seus resultados na vida pessoal e profissional.

Insegurança o que é

Segundo a Wikipedia a Insegurança é um sentimento de mal-estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela percepção de si mesmo, ser ou estar vulnerável de alguma forma, ou um senso de incapacidade ou instabilidade que ameaça a imagem que temos de nós mesmos.
Uma pessoa que é insegura não tem confiança em seu próprio valor e em uma ou mais de suas capacidades, não tem confiança em si mesma ou em outros, ou teme que um estado positivo presente seja temporário e irá decepcioná-la e causar-lhe perdas ou sofrimento por “dar errado” no futuro.

Autoconfiança o que é

Já a Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. Ela acredita em si mesma, acredita que pode prosperar mesmo tendo em vista às adversidades. O termo, é muitas vezes usado como sinônimo de autoestima e de autoaceitação.
Uma análise mais detalhada de seu uso mostra, no entanto, que autoconfiança refere-se sempre à competência pessoal, enquanto autoestima é um termo mais amplo. Também “autoaceitação” possui um uso próprio mais restrito e está mais relacionado com o conceito de “aceitação incondicional” da abordagem centrada na pessoa.
Já a aceitação incondicional implica gostar de alguém pelo que é, com seu jeito de ser e estar no mundo, sem querer moldá-lo ao nosso desejo.
Insegurança versus autoconfiança

Insegurança versus Autoconfiança psicologia

Apesar de sabermos que devemos ressaltar nossas qualidades acabamos por ressaltar em várias ações os defeitos não só nossos, mas dos outros também. Esse olhar distorcido acaba gerando em nós mais insegurança o que diminui curiosamente a nossa autoconfiança, evidenciando a importância do título do artigo “Insegurança versus Autoconfiança”.
Da frase “Quando João fala de Pedro, sei mais sobre João do que de Pedro” é possível extrair muita coisa, principalmente porque acabamos falando sobre o que habita o nosso interior, ou seja, o que realmente somos, o que nos incomoda, nossas dores e frustrações. Apesar de pensarmos que podemos falar mal de alguém, estamos quase sempre falando é de nós mesmos.

Superar a Insegurança e Desenvolver a Autoconfiança

Uma das maneiras mais práticas e seguras de você reverter esse quadro superando a Insegurança e desenvolvendo a sua autoconfiança é desenvolver aos poucos a Aceitação Incondicional que é a base do trabalho do estudioso americano Carl Rogers, abaixo você pode ver uma entrevista onde ele fala da Aceitação Incondicional que eu fiz uma tradução livre e disponibilizei logo abaixo do vídeo.

As pessoas ficam muito felizes se podem sentir que você as aceitou como elas realmente são e às vezes isso é muito difícil.
Eu fiz uma entrevista com um jovem sul-africano onde eu não sabia nada sobre ele. Acontece que ele era um oficial do Exército sul-africano, agora para mim isso significava algo.
Eu estendi minhas habilidades empáticas ao seu limite para tentar ficar com ele, para tentar entendê-lo, para tentar ser cuidadoso e me aproximar dele eu não senti que eu fiz isso muito bem.
Eu aprendi que essa entrevista realmente mudou o curso da vida dele, então eu sinto que se eu puder ser genuinamente compreensivo, tentar ouvir, as vezes eu não sei as palavras, mas posso entender o significado, tentando entender a pessoa que está escondida dentro de cada um de nós, isso pode ajudar, se eu realmente me importo com essa pessoa de uma forma incondicional, isso pode ajudar, se eu posso realmente ser eu mesmo no relacionamento, não um profissional especialista, não um psicólogo, não um psicoterapeuta, só eu naquele relacionamento, isso pode ajudar a criar um clima poderoso de mudança e crescimento onde a pessoa pode atingir o seu potencial máximo.

Como adquirir autoconfiança – atividade prática


É muito importante que você comece a aplicar esses ensinamentos em sua vida pois assim começará aos poucos a se tornar mais seguro e autoconfiante, para aumentar a autoconfiança, devemos nos olhar de uma perspectiva diferente, mais positiva e amorosa. Se quisermos fazer uma mudança real, devemos fazer também uma mudança na nossa forma de pensar.
Um excelente ponto de partida é você agora mesmo (não pense muito, procure agir), tomar nota de todos os seu pontos fortes, pegue papel e caneta ou até mesmo o celular e escreva.
Lembre-se que você fruto de algo superior que se manifesta em você em todos os momentos e por ser algo maior do que tudo que conhecemos você pode expandir de forma infinita sua mente, suas possibilidades e tudo o mais que desejar.