Como conseguir os primeiros clientes de mentoria

Como conseguir os primeiros clientes de mentoria

Você se sente um profissional experiente e pronto para conquistar os primeiros clientes de mentoria, ajudando diversos profissionais a impulsionarem suas carreiras.

Mas tem uma dúvida: como conseguir esses clientes?

No começo você pode ter aquele frio na barriga do “será que vai dar certo”. É normal que isso aconteça. É um novo passo que você está dando.

E por isso você está aqui, para eu lhe ajudar a estruturar e mostrar 5 passos para que você consiga seus primeiros clientes.

Vamos lá!


Estruture sua mentoria

Antes de tudo, é muito importante falarmos sobre a estrutura da sua mentoria. Você precisa compreender que esse será o seu negócio, e como qualquer outro precisa de um plano para o seu desenvolvimento.

Por hora, mostrarei alguns pontos importantes para essa estruturação:

  • Planejamento: saiba exatamente em que área você será um mentor, financeiro, contábil, etc. Baseado nisso, tenha um planejamento que englobe sua proposta de valor e estratégia de divulgação.

  • Conheça seu cliente ideal: mais conhecido no marketing como persona, esse passo é muito importante para que você saiba exatamente onde procurar seu cliente.

Por exemplo: digamos que você será mentor de contabilidade tributária, e essa é uma necessidade que empresas precisam desenvolver mais.

Portanto, o seu cliente ideal estará nas empresas, desempenhando atividades de contabilidade, focada no seu crescimento de mercado.

  • Tenha um programa de orientação: você precisará ter tudo bem organizado, com um calendário de encontros entre você e seus futuros mentorados.

Além disso, defina o número de encontros, os temas que serão abordados em cada um e como funcionará a mentoria.

Você verá que ter um programa de orientação ajudará na sua rotina, bem como, mostrar aos seus clientes que sua orientação é séria e que você está pronto para ajuda-lo de verdade.

Agora, vamos aos passos que de fato farão você conseguir seus primeiros clientes de mentoria.


5 passos para conseguir clientes de mentoria

 

1. Busque pessoas do seu networking que possam se interessar na solução

É hora de você pegar a sua rede de contatos e dar aquela lapidada. Lá, tenho certeza, que você vai encontrar pessoas interessadas na sua mentoria.

O networking será crucial para esse início. A partir dele você pode ser notado e conseguir mais clientes, tendo a chance de mostrar para mais pessoas o que você faz e como seus serviços irá transformar suas vidas.

Portanto, mesmo que você ainda não tenha networking, comece agora. Seja presencialmente ou online.


2. Aplique a solução de graça ou com o menor preço possível

Essa é uma estratégia que pode ajudar você ter mais experiência e entender como funciona uma mentoria.

Você pode partir dando essa ideia a amigos mais próximos ou familiares, sempre pedindo um feedback para que você possa ter parâmetros de melhoria.

Mas, lembre-se, não é porque é de graça ou com baixo valor que você não irá se esforçar. A estrutura e dedicação deve ser a mesma para aqueles que irão pagar.

Isso porque, os seus primeiros clientes serão essenciais para montar a sua base, a partir deles e do que eles contam sobre você que outros poderão surgir. E se você fizer algo diferente com um, com certeza, um dia isso virá a tona.


3. Peça depoimento ao final

No marketing, os depoimentos podem ser usados como prova social. E eles são muito importantes para divulgação de qualquer marca.

Portanto, sempre peça ao seu mentorado um depoimento contando sobre os benefícios que ele teve com a sua mentoria, as soluções propostas por você.

Isso será essencial para aumentar a sua credibilidade perante as pessoas, bem como, impulsioná-las a tomar a decisão de que precisam da sua mentoria.


4. Para cada atendimento peça indicação de potenciais clientes

Nada melhor que o “boca a boca” não é mesmo?

A partir dos seus primeiros atendimentos você já pode contar com eles para divulgação da sua mentoria. Não tenha vergonha de pedir que eles lhe indiquem.

Indicação é um dos melhores marketings que você pode ter, pois eles funcionam como verdadeiros advogados da sua marca. Além dos comentários positivos, eles são ótimos para quebrar qualquer objeção que as pessoas têm sobre mentoring.

Uma boa estratégia é oferecer algo para o seu atendimento para cada 5 indicações de potenciais clientes.

Por exemplo, você disponibiliza 3 sessões de mentoria a mais para o seu atendimento para cada 5 indicações.


5. Organize lives para mostrar os resultados e vender novas mentorias

Como está o seu processo de divulgação? Já tem redes sociais?

Se sim, comece a utilizá-las a seu favor. Um exemplo é organizar lives quinzenais com conteúdos de interesse do seu público.

Ou ainda, você pode convidar um de seus mentorados, sabe aquele que você fez de graça, pois é. Chame-o para uma live para que ele conte sobre os resultados que está obtendo.

Além disso, você pode oferecer e-books, infográficos ou outros materiais gratuitos para vender novas mentorias. Com essas estratégias, aos poucos, será possível cobrar um alto valor por seus serviços.

Em síntese, perceba que seus primeiros clientes de mentoria não virão da noite para o dia. Precisa de toda uma construção, que vai desde o seu planejamento, construção de networking, até a indicação.

Com esse checklist tenho certeza que logo seus clientes estarão chamando por você. Para se aprofundar mais sobre mentoria e aprender muito mais, clique aqui.

Post Recentes