Blog Mentoring

Conheça e pratique meditação para minimizar os sintomas da ansiedade

Você só tem um momento em que pode trabalhar e ser útil, que é o presente, o aqui e o agora. Algumas pessoas têm o foco em problemas e situações do passado, que quando mal resolvidos podem levar à depressão, mas é importante lembrar que não é possível agir sobre uma situação que já ocorreu. Em contrapartida, outras pessoas são fixadas no futuro, visualizam e projetam cenários do que podem acontecer, sejam positivos ou negativos, e são esses indivíduos que podem ser chamados de ansiosos.

Alguns métodos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida de pessoas ansiosas, como a organização, auxílio terapêutico, prática de atividades físicas e meditação, que podem ser direcionados para o problema. É possível praticar a meditação em qualquer ambiente, sem nenhum tipo de equipamento e, com o desenvolvimento do hábito, fica ainda mais simples melhorar os sintomas da ansiedade.

Uma delas trabalha na presença, uma vez que no presente o passado não existe e o futuro ainda vai acontecer. Para meditar basta sentar ou deitar em uma posição confortável, fechar os olhos e trabalhar a imaginação: visualize a terra em seu formato global e os seus pés tocando o chão, sentindo a vibração deste planeta. 

Com o decorrer da prática, imagine uma bolha envolvendo o seu corpo de maneira suave e devagar, expulse da bolha pensamentos negativos e do futuro, onde você não pode agir. Mande embora as reflexões relacionadas ao rancor ou ódio de pessoas e de situações que não levam a nada de bom.

Dentro da bolha que imaginou há segurança e sentimentos positivos, de amor e de gratidão, energias de expansão que trazem benefícios, gerando calma e equilíbrio para a sua mente. Ao contemplar essas energias, sua mente também é elevada a um novo cenário, além do que existe a sua volta. Para finalizar e retornar ao seu estado de espírito e ambiente físico, é importante levar consigo as sensações de paz e os pensamentos positivos, que garantem um dia mais tranquilo, além de oferecer mais saúde mental para os praticantes.

You may also like

Leia mais