Como trabalhar o desenvolvimento pessoal

Muito mais que um termo utilizado para pessoas que buscam autoconhecimento, trabalhar o desenvolvimento pessoal está também diretamente relacionado às atividades que irão melhorar seus talentos, potencial e, mais que isso, o seu sucesso.

Você está constantemente se desenvolvendo, pois está constantemente fazendo algo para melhorar a si mesmo.

No entanto, o desenvolvimento pessoal não se refere apenas a melhorar os aspectos pessoais de nossas vidas. Também se aplica ao desenvolvimento profissional e aos passos que você pode tomar para promover sua carreira, bem como, o seu conhecimento para se tornar mais completo e produtivo.

Mas como trabalhar o desenvolvimento pessoal? A seguir vou aprofundar mais isso e dar alguns passos essenciais para você começar ainda hoje.


Por que precisamos do desenvolvimento pessoal?

Você deve escutar sobre o desenvolvimento pessoal constantemente do seu terapeuta, coaching ou mentor, mas isso porque ele é realmente importante para nossas vidas.

Ele permite que você entenda quem você é em sua essência e quais seus objetivos. Esta é uma das chaves mais simples para uma vida de realização e felicidade.

Nesse sentido, o desenvolvimento pessoal é uma mudança em sua mentalidade muito importante para que você embarque em uma jornada significativa de crescimento e autorreflexão.

Para que você tenha certeza de que precisa desse desenvolvimento, se faça as seguintes perguntas:

  • No meu mundo ideal, o que eu estaria fazendo com meu tempo e energia?
  • Se estou insatisfeito com meu trabalho atual, que outra carreira eu gostaria?
  • Se eu tivesse recursos ilimitados para fazer mudanças em minha vida, como seriam essas mudanças?
  • Quais são as mudanças simples que posso fazer na minha rotina para aprofundar minha felicidade?

Se você teve dificuldade de responder as perguntas acima, provavelmente precisa compreender mais sobre você e sobre o que está em busca. E é exatamente aí que o desenvolvimento pessoal entra.

Antes de eu mostrar a você como trabalhar esse ponto importante na sua vida, aqui estão apenas alguns dos benefícios do desenvolvimento pessoal.


Benefícios do desenvolvimento pessoal

Mantém você motivado

Manter-se motivado pessoal e profissionalmente não é algo natural para todos.

Mesmo aqueles que são particularmente habilidosos em encontrar motivação muitas vezes podem precisar consultar suas metas de desenvolvimento pessoal para permanecer no caminho certo.


Permite que você reflita sobre seus talentos

Outro benefício do desenvolvimento pessoal é que ele permite que você reflita sobre seus pontos fortes, muitas vezes destacando e desenterrando algumas habilidades que você não sabia que tinha.

Ao refletir sobre seu processo de aprendizado de desenvolvimento, reflita sobre os talentos atuais que você possui, além dos talentos que gostaria de ter. Isso pode funcionar como um roteiro se você precisar se concentrar no desenvolvimento de certas habilidades no futuro.


Refina as sua skills

Recuar e avaliar suas habilidades atuais pode lhe dar o impulso necessário para se aprofundar ainda mais nelas e refiná-las.

Assim, ao se questionar se você é particularmente habilidoso em se comunicar? Ou se você é um líder natural e nem percebe isso? O desenvolvimento pessoal permitirá que você identifique onde você se destaca e pode torná-lo ainda melhor em suas habilidades existentes.


Aumenta sua confiança profissional

Por último, concentrar sua energia no desenvolvimento pessoal pode aumentar sua confiança diária em sua carreira.

Embora você possa não associar estar confiante no trabalho, com uma produção de alta qualidade, essas duas coisas andam de mãos dadas


4 passos para trabalhar o seu desenvolvimento

Em primeira análise, pode parecer difícil mudar toda nossa mentalidade e começar a trabalhar o desenvolvimento pessoal.

No entanto, quando você tem tudo muito bem alinhado, conhece seu ponto e onde quer chegar, você verá que é mais fácil do que imagina.

Para isso, selecionei aqui 4 passos para você iniciar a sua jornada de crescimento.


Passo 1: Tenha um plano de desenvolvimento pessoal

Onde você quer estar daqui a 5 anos?

Um plano de desenvolvimento pessoal é um modelo para ajudá-lo a permanecer motivado para avançar em sua carreira. É uma abordagem eficaz para autorreflexão e definição de metas. Ele ajuda você a perceber suas áreas de força e fraqueza.

Dessa forma, você poderá definir objetivos sobre o que melhorar e tomar medidas para alcançar a mudança desejada, no período que deseja. Por isso, seu plano de desenvolvimento pessoal deve incluir ideias específicas vinculadas a metas de curto e longo prazo.

Assim, você pode incluir no seu plano:

  • Ter determinada certificação;
  • Aprender habilidades de liderança;
  • Fazer contatos com influenciadores ou mentores em sua profissão.

Além disso, deve implicar medidas para superar os obstáculos ao avanço de sua profissão.


Passo 2: Conheça sua personalidade e qualidades.

É de extrema importância que você se conheça por dentro e por fora.

Para isso, existem muitas maneiras de fazer isso, como testes de personalidade, mas posso recomendar fazer uma análise SWOT e conhecer a Roda da Vida.

A análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças) é um organizador visual eficaz e uma técnica que é frequentemente usada para avaliar uma situação.

Quando usado para analisar um indivíduo, pode mapear as principais qualidades e caminhos a seguir. É uma obrigação avaliar a si mesmo e abrir espaço para o crescimento estratégico e pessoal.


Passo 3: Trabalhe suas habilidades sociais

Primeiramente, devo diz que habilidades sociais não são apenas para reuniões sociais.

Muito além disso, as habilidades sociais estão relacionadas às relações saudáveis com seus colegas de trabalho, amigos e família. Se você não tem, dificilmente está desempenhando um bom trabalho ou até mesmo se desenvolvendo.

Assim que estiver ciente da sinergia entre você e as pessoas ao seu redor, logo se beneficiará com o aumento do desempenho.

Dessa forma, você estará em uma boa posição para se comunicar e aprender com o restante as pessoas, e melhorar seus processos de trabalho e velocidade de entrega.


Passo 4: Melhore sua inteligência emocional

Sua capacidade de entender as emoções e gerenciá-las adequadamente é uma habilidade poderosa em qualquer ambiente.

A inteligência emocional é o poder de entender e lidar com suas emoções e as de outras pessoas. Isso ajuda você a processar melhor as motivações e os padrões de ação de outras pessoas.

A maneira mais poderosa de aprimorar sua inteligência emocional é observando seus padrões de comportamento e reações às interações com os outros. Fique atento ao que o irrita, inspira ou estressa.

Em seguida, pesquise o que motiva outras pessoas, o que alivia o estresse delas e as inspira a trabalhar melhor.

O resultado será uma perspectiva clara e imparcial sobre comunicação e abordagem de trabalho. Isso também resultará em melhores habilidades de escuta, o que é um grande impulso, especialmente no desenvolvimento pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Recentes