Edit

Blog

Como evitar ficar estagnado na vida pessoal e profissional

A trajetória de Paulo Vieira

Venda com qualidade

A lição de Mion

Meditação…e Nubank?

1 2 3 21

Blog

Como evitar ficar estagnado na vida pessoal e profissional

Mulher deitada sobre papeis e embaixo escrito: "Como evitar ficar estagnado na vida pessoal e profissional"

É mais comum do que você imagina profissionais passarem por dúvidas sobre a carreira que está seguindo ou, simplesmente, com a sensação que não está evoluindo.

No entanto, isso não pode ser normalizado, uma vez que representa um sinal de estagnação profissional, o qual leva o profissional à sensação de estar perdido em relação às suas perspectivas.

E assim outros sinais vão aparecendo e quando você percebe não consegue acompanhar as evoluções do mercado, vive desmotivado, procrastina tarefas, entre outras características que podem fazer de você um profissional mediano.

Mas afinal, o que é estagnação?

Seja no campo pessoal seja no profissional, a estagnação é o sentimento de que tudo está empacado, nada acontece, nem evolui, de inércia.

Geralmente, ela afeta a qualidade de vida da pessoa, pode trazer problemas psicológicos e atingir o relacionamento interpessoal, tanto com os colegas de trabalho quanto com os familiares.

Dentre os fatores desencadeantes dessa condição estão: o financeiro (vontade de ganhar mais ou aumento salarial); aprendizado (falta de transformações e desafios na rotina de trabalho); e desenvolvimento (falta de perspectiva de crescimento).

Se você se identifica com essas características, separamos alguns tópicos que farão você lidar e evitar a estagnação pessoal e profissional.

Saiba evitar estar estagnado

É importante ressaltar que não existe uma receita ou métodos que farão você “melhorar”, mas existem maneiras que ajudarão no seu desenvolvimento e na compreensão do momento que está vivendo.

Tudo depende de você e de como você seguirá os próximos passos, por isso:

  • Trace novos objetivos e metas pessoais e profissionais: é fundamental delimitar metas que levam-no ao progresso e que dão sentido para a sua carreira em médio e longo prazo.

Além disso, com seus objetivos traçados será possível saber exatamente onde quer chegar, o que está fazendo para alcançá-los e quais as decisões deve tomar;

  • Busque novos conhecimentos e habilidades: profissionais bem preparados e que se adaptam às transformações do mercado têm maiores chances de melhor remuneração, reconhecimento e de boa colocação na área atuante.

O aprendizado constante ajudará você a estar preparado para assumir novos desafios, contribuindo também para que saia da sua zona de conforto quando necessário. Que sabe você não descobre um novo talento ou desenvolve uma nova habilidade;

  • Reflita e equilibre sua vida: a vida pessoal e a profissional não devem estar separadas, pelo contrário, são pontos que trarão bem-estar e fôlego para conquistar o que realmente deseja.

Portanto, reflita sobre sua carreira, o que realmente faz você feliz e fará com que tenha uma boa qualidade de vida. Com isso em mente, será possível encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois mundos: pessoal e profissional, contribuindo para menos desgastes que dão a sensação de não estar dando conta de tudo;

  • Procure por novas experiências: lidar com a estagnação requer mudanças, nada melhor para isso do que procurar por experiências diferentes que tiram você da zona de conforto. Comece desenvolvendo aquelas atividades que você tem mais dificuldades ou aquelas habilidades que considera seu ponto fraco.

Atividades como participar de programas de mentoria, um novo curso e aprender mais sobre inteligência emocional, podem ser importantes para você iniciar essa busca ou até mesmo visualizar novas oportunidades no mercado.

Pode parecer difícil lidar ou até mesmo evitar a estagnação, mas não é impossível sair dela quando percebe-se o que está acontecendo e tem a vontade de crescer. Você verá que está pronto para mudança quando iniciar cada passo que colocamos aqui.

Gostou da nossa conversa? Comente aqui sobre como você se sente ou fale conosco

4/5
mood_bad
  • Comments are closed.
  • Mentor Extraordinário

    Tenha uma vida extraordinária!

    Aplique o método Harvard Millionaires Mindset na sua vida e ajude milhares a terem mais resultados com menos esforço.

    Abrir chat
    Olá, você precisa de ajuda?