A verdade que ninguém te conta sobre coaching

A verdade que ninguém te conta sobre coaching

Ao longo desses meus anos de experiência, percebo que muitas pessoas confundem coaching e mentoring. 

Essas duas ferramentas de desenvolvimento, apesar de terem algumas similaridades, há diferenças importantes e que precisam ser mostradas. 

Além disso, algumas pessoas tendem a ver o coach com uma piada ou algo que não dará certo. Muitas vezes por falta de informação ou porque se baseiam que distorcem essa visão. 

Para desmistificar esse visão distorcido do coaching, trago aqui alguns verdades que ninguém te conta.

O que, de fato, é coaching?

Coaching tem sido definido de muitas maneiras. No entanto, a sua essência é:

  • Ajudar uma pessoa a mudar da maneira que deseja e ajudá-la a seguir na direção que deseja.
  • Auxiliar alguém em todos os níveis a se tornar quem ela quer ser.
  • Construir a consciência, fortalecer a escolha e levar à mudança.

O processo de Coaching desbloqueia o potencial de uma pessoa para maximizar seu desempenho. 

Até bem pouco tempo atrás, o coaching tem sido tradicionalmente associado apenas ao esporte. Afinal, todo atleta de ponta tem um treinador, não é mesmo?

Nos últimos anos, o coaching tornou-se aplicável em todas as áreas, nos negócios e em todos os aspectos da vida, bem como no esporte.

Agora, é bastante normal que alguém consulte um (coach) treinador para ajudá-los a alcançar seus objetivos em sua vida e trabalho.

Coaching é uma parceria entre coach e cliente.

O coach ajuda o cliente a alcançar o seu melhor e a produzir os resultados que deseja em sua vida pessoal e profissional. O coaching garante que o cliente possa dar o seu melhor, aprender e se desenvolver da maneira que desejar, tanto profissional, quanto pessoal.

Desse modo, podemos entender que o coach não precisa ser um especialista na área de trabalho de seus clientes. Mas isso não significa que ele não precise ser especialista em nada, uma vez que trabalhará o seu desenvolvimento e potencializar as suas capacidades.

Como funciona uma sessão de coaching

Assim como para mentoria, o coaching trabalha, muitas vezes, com sessões individuais. 

Essas sessões são uma espécie de reuniões, com um coach trabalhando os desafios do cliente. 

Normalmente, uma sessão é estruturada em torno de um tema e objetivo específico. Uma sessão de coaching típica geralmente dura entre 30 minutos e uma hora.

No entanto, o tempo de duração e os objetivos que você deseja, bem como, o tipo de coaching que está sendo trabalhado, se profissional, empresarial ou financeiro – que serão mostrados a seguir.

O que é Coaching empresarial?

Um coach empresarial é alguém que ajudará e orientará o proprietário da empresa na administração de um negócio, ajudando-o a esclarecer a visão de seu negócio e como ele se encaixa em seus objetivos pessoais.

O coaching empresarial é um processo usado para levar uma empresa de onde está agora para onde o proprietário da empresa deseja que ela esteja.

Às vezes, é nesse ponto que Coaching e Mentoring podem ser confundidos, pois ambas as funções estão trazendo seus anos de experiência para a mesa.

A maior diferença é que um mentor se concentra em aconselhar e ajuda na tomada de decisão mais assertiva, enquanto um coach ajudará o proprietário desde o planejamento de metas e os manterá responsáveis para que alcancem o sucesso.

O que é Coaching profissional?

O coaching de desenvolvimento profissional é:

  • Uma série de conversas com foco no crescimento e desenvolvimento individual.
  • Um processo em que ambas as partes entram voluntariamente com expectativas claras e acordos sobre como o processo funcionará.
  • Um relacionamento ou parceria onde qualquer coisa pode ser perguntada, dita ou considerada.
  • Descrevemos o coaching de desenvolvimento profissional como uma série de conversas guiadas que permitem ao “coachee” descobrir e implementar soluções profissionais e pessoais para avançar em direção aos objetivos do coachee. 
  • Essas soluções, por serem intrínsecas ao “coachee”, são mais propensas a ter sucesso e perdurar do que as soluções impostas externamente.

O que é um Coach financeiro?

Um coach financeiro é um consultor que pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos monetários, ensinando habilidades de gerenciamento de dinheiro, como construir economias ou pagar dívidas. 

Um coach financeiro pode ajudar a melhorar sua alfabetização financeira, mas provavelmente não pode lhe dar conselhos de investimento.

Os coaches financeiros geralmente ajudam seus clientes com os componentes comportamentais e emocionais da gestão do dinheiro. 

Um coach pode ajudá-lo a descobrir o que 8impulsiona suas decisões financeiras, para que você possa criar uma atitude mais saudável que leve a melhores hábitos financeiros.

O que faz um coach financeiro?

Primeiramente, você precisa saber que um bom coach de finanças orienta seu coachee a descrever suas metas financeiras e acompanhar suas despesas por algumas semanas, identificando seus hábitos de consumo.

Além disso, ele auxilia seus coachees a:

  • Entender seus hábitos de consumo.
  • Criar um orçamento coerente com seu estilo de vida.
  • Traçar um plano financeiro.
  • Compreender os componentes emocionais de lidar com o dinheiro.
  • Saiba como criar um fundo de emergência.
  • Gerenciar dívida.

ATENÇÃO! Se você perceber que seu cliente está procurando por recomendações ou gerenciamento de investimentos, deixe claro que isso não é a função de um coach financeiro. Nesse caso, pode ser melhor procurar um consultor consultor financeiro.

Por fim, é válido você avaliar o seu momento para definir qual o caminho mais adequado para sua carreira profissional.

Seja por meio do coaching ou da mentoria o importante é seu desenvolvimento, sucesso e saber onde quer chegar.

Lembre-se que cada um, ao seu modo, terá como propósito ser seu parceiro para orientar em suas estratégias e objetivos.

4/5
Post Recentes
Abrir chat
Olá, você precisa de ajuda?