A importância da mentoria para o seu desenvolvimento

Um homem segurando um papel com uma mulher ao seu lado apontando no papel

Constantemente estamos experimentando, crescendo e aprimorando o nosso conhecimento. Tudo em busca do desenvolvimento profissional ou no pessoal.

Mas, de fato, você sabe como se desenvolver?

Como já dissemos por aqui, o desenvolvimento profissional é importante para torná-lo mais qualificado ao mercado, não apenas para conquistar novas posições na empresa, mas também para melhorar a sua profissão.

E para isso, você precisa de meios eficazes e alinhados ao seu objetivo de carreira e sucesso, como é o caso da mentoria.

Se deseja exatamente isso, continue a leitura, temos certeza que ao final você entenderá a importância da mentoria para o seu desenvolvimento.

O que é mentoria?

Antes de tudo, você precisa saber o conceito de mentoria, pois, ao contrário do que muitos acreditam, ela não é uma consultoria, tão pouco um aconselhamento.

Na mentoria ou mentoring um profissional mais experiente no mercado irá ajudar, acompanhar e otimizar o desenvolvimento de carreira de outro profissional, a fim de evitar falhas.

Sendo assim, o mentor será responsável por auxiliá-lo no planejamento, na execução e no alcance de seus objetivos, aprimorando seus domínios, habilidades e conhecimentos.

Vale dizer que o mentoring não é absoluto em seus conselhos e ações, mas ele busca reduzir a probabilidade de erros e falhas, fazendo com que você reconheça suas habilidades ou necessidades.

Dessa forma, você será capaz de perceber quais medidas deve tomar ou melhorá-las para que alcançar os objetivos propostos e desenvolver-se ainda mais.

Qual importância da mentoria para o desenvolvimento profissional?

A partir do entendimento do conceito sobre mentoria, mentoring e mentor, já podemos classificá-la como algo importante para o desenvolvimento profissional das pessoas.

Com a mentoria podemos ver o amadurecimento do profissional diante das adversidades, proporcionando um aprendizado constante sobre as mais diversas áreas de atuação da sua carreira no mercado.

Para um empreendedor, por exemplo, a mentoria será importante para tomada de decisão, compreensão do modelo de negócio, orientação na condução de demandas, etc.

Em uma pesquisa da ABEM, divulgado no Linkedin, o número de mentores de negócios aumentou de 8 mil para 35 mil entre 2016 e 2020, o que mostra a sua relevância para o desenvolvimento dos empreendedores.

Diante do que foi dito, a mentoria é fundamental para que você tenha o máximo proveito de sua vivência profissional.

Além de ser importante instrumento para o desenvolvimento da sua carreira e para o sucesso dela, contribuindo para o seu aprimoramento.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe ou clique aqui para conhecer mais sobre a Global Mentoring Group.

4/5
Post Recentes
Abrir chat
Olá, você precisa de ajuda?