20 tipos de consultoria pra começar agora

Nesta postagem, compartilho com você 20 tipos diferentes de consultoria. Especificamente, o “quem, o quê, quando e por quê”. Se você está buscando como encaixar o seu modelo de consultoria e entender como eles funcionam, você achará esta postagem útil.

Tipos de consultoria para atuar em 2022

Primeiro, vamos fazer uma recapitulação rápida.

 

O que é consultoria?

Consultoria é “o negócio de dar conselhos especializados a pessoas que trabalham em um campo profissional ou técnico”.

Você pode dar conselhos especializados para pessoas que trabalham em um campo profissional ou técnico?

Então você pode ser um consultor sobre o assunto em que é especialista.

Pode haver uma quantidade infinita de “tipos” de consultoria.

Nesta postagem, vamos nos concentrar nos tipos mais amplos e comuns de consultoria.

 

1. Consultoria de Gestão

O que é consultoria de gestão?

Os consultores de gerenciamento ajudam as empresas a resolver problemas relacionados a gerenciamento, liderança, operações e muito mais. É uma categoria geral de consultoria. É responsável por muitos tipos diferentes de experiência empresarial.

Por que os clientes contratam consultores de gestão?

Muitos líderes empresariais estão profundamente enraizados em suas organizações. Eles lutam para formar um ponto de vista objetivo. Ao contratar um especialista externo, como um consultor de gestão, eles trabalham com alguém que pode fornecer uma visão mais clara e isenta da situação.

Qual o perfil para consultoria de gestão?

Gostar de gestão, liderança, operações, otimização de desempenho, trabalho com dados e trabalho com líderes. Também é importante conhecimento amplo do campo empresarial.

 

2. Consultoria de Marketing

O que é consultoria de marketing?

Consultoria de marketing é fornecer conselhos especializados sobre tudo o que tem a ver com marketing: como você se destaca e atrai o interesse de clientes em potencial para que possa expandir seus negócios com mais eficácia.

Por que os clientes contratam consultores de marketing?

Assim como as vendas, o marketing é uma das poucas atividades que geram receita diretamente para uma empresa. No entanto, é muito complicado e há muitas maneiras de fazer isso. Os clientes contratam consultores de marketing quando desejam aumentar a eficácia de seu marketing – para que possam atrair mais leads e mais clientes.

Qual o perfil para consultoria de marketing?

Se você gosta de uma mistura de trabalho criativo, análise de dados, execução de experimentos e adora expandir os negócios, você terá sucesso como consultor de marketing.

 

3. Consultoria para Organizações sem fins lucrativos / Governança

O que é consultoria sem fins lucrativos / governança?

Consultoria sem fins lucrativos oferece aconselhamento especializado e orientação especificamente para organizações governamentais ou sem fins lucrativos. Pode incluir arrecadação de fundos, desenvolvimento de estratégia de marketing, estratégia e implementação de tecnologia e muitas outras áreas.

Por que os clientes contratam consultores de organizações sem fins lucrativos / governança?

Organizações sem fins lucrativos e governamentais funcionam de maneira diferente das empresas. Eles valorizam consultores especializados em atendê-los – que conhecem os meandros de suas organizações e podem fornecer conhecimentos específicos para eles.

Qual o perfil para consultoria sem fins lucrativos / governança?

Se você gosta de trabalhar em organizações sem fins lucrativos ou de governança mais do que em empresas, ou se é apaixonado por organizações sem fins lucrativos e causas sociais, a consultoria sem fins lucrativos / de governança é a escolha certa para você.

 

4. Consultoria em Software / TI

O que é software / consultoria de TI?

A consultoria de software / TI fornece conhecimento específico para software, engenharia de software e / ou tecnologia da informação.

Por que os clientes contratam consultores de software / TI?

Projetos de software e TI são notoriamente arriscados e uma grande porcentagem deles falham. Existem muitos tipos específicos de software e tecnologia em que um conhecimento profundo é valorizado. As empresas trazem consultores de software / TI quando precisam de ajuda em uma área específica para ajudá-los a concluir com sucesso seus projetos. Quando uma empresa precisa de ajuda para iniciar, concluir ou melhorar seu software ou infraestrutura de TI, ela contrata um consultor de software / TI.

Qual o perfil para consultoria de software / TI?

Se você é um engenheiro de software de nível superior ou trabalha com TI e gosta de trabalhar com problemas de alto nível em vez de implementação, então você poderá se dar bem nessa área.

 

5. Consultoria de Recursos Humanos (RH)

O que é consultoria de RH?

A consultoria de RH fornece experiência para ajudar empresas e organizações a contratar, gerenciar, treinar e / ou reter seus funcionários. Frequentemente, também inclui o fornecimento de orientações sobre como implementar planos de RH.

Por que os clientes contratam consultores de RH?

Planos, processos, políticas e práticas de RH são difíceis para as empresas criarem sozinhas – e é um desafio manter as pessoas felizes e produtivas. Os consultores de RH vêm e resolvem esses problemas – ajudando a organização a gerenciar um de seus recursos mais importantes (embora difíceis): seu pessoal.

Qual o perfil para consultoria de RH?

Se você gosta de trabalhar com pessoas – e criar planos em torno das pessoas -, a consultoria de RH seria uma boa opção para você.

 

6. Consultoria de Estratégia

O que é consultoria em estratégia?

Consultoria de estratégia fornece orientação e aconselhamento sobre decisões de alto nível e planejamento de negócios.

Por que os clientes contratam consultores de estratégia?

Consultores experientes com profundo conhecimento do setor podem fornecer um ponto de vista objetivo inestimável. Para tomar decisões de alto nível, sua contribuição pode ser muito útil. Se uma empresa está lutando para criar um plano para atingir seus objetivos, um consultor de estratégia pode ajudar.

Qual o perfil para consultoria em estratégia?

Se você gosta de sistematizar, tomar decisões, fazer planos e tem um alto nível de especialização no assunto, você gostará de consultoria em estratégia.

 

7. Consultoria de Comércio Eletrônico

O que é consultoria de comércio eletrônico?

A consultoria de comércio eletrônico fornece expertise para empresas que vendem seus produtos online, incluindo desde marketing e vendas até operações e suprimentos.

Por que os clientes contratam consultores de comércio eletrônico?

Os negócios de comércio eletrônico são complexos, com muitas partes móveis. Do marketing à logística, os clientes contratam consultores de comércio eletrônico quando desejam aumentar o valor de seus negócios, fazer as coisas funcionarem perfeitamente, criar e implementar uma estratégia de entrada no mercado e muito mais.

Qual o perfil para consultoria em comércio eletrônico?

Se você tem afinidade com negócios baseados na web e compras online – e pode fornecer a essas marcas conhecimentos específicos para seu setor – você terá sucesso como consultor de comércio eletrônico.

 

8. Consultoria em Projetos de Construção

O que é consultoria de construção?

A consultoria em construção está fornecendo conhecimento e orientação especificamente para empresas de construção civil, na área de gerenciamento, marketing, vendas, operações e muito mais.

Por que os clientes contratam consultores de construção?

As construtoras lidam com projetos complexos e de alto risco em gerenciamento de construção, levantamento topográfico, contratos, arquitetura, análise e muito mais. Ao contratar um consultor com especialização específica em uma dessas áreas, eles farão o projeto funcionar de maneira mais suave e aumentarão as chances de sucesso.

Qual o perfil para consultoria em construção?

Se você tem formação adequada, uma área específica de especialização em construção civil, gosta de analisar projetos de construção e trabalhar com líderes de construtoras.

 

9. Consultoria de Varejo

O que é consultoria de varejo?

A consultoria de varejo está fornecendo expertise especificamente para empresas no mundo do varejo: mercearia, moda e vestuário, restaurantes, viagens, lazer e muito mais.

Por que os clientes contratam consultores de varejo?

Os negócios de varejo são notoriamente difíceis de administrar, com margens mínimas e a constante ameaça de ruptura digital. Os varejistas contratam consultores com conhecimento e experiência para oferecer a vantagem necessária para cortar custos e impulsionar o crescimento.

Qual o perfil para consultoria de varejo?

Se você tem interesse em negócios de varejo, adora trabalhar e analisar dados e gosta de projetos rápidos e desafiadores, você se sentirá em casa na consultoria de varejo.

 

10. Consultoria de Pesquisa Científica / Médica

O que é consultoria em pesquisa científica / médica?

A consultoria de pesquisa científica / médica está fornecendo expertise para organizações de pesquisa científica ou médica. Pode incluir consultoria nas áreas que auxiliam os laboratórios de pesquisa científica ou médica: como ajudar com o lado comercial ou administrativo.

Por que os clientes contratam consultores de pesquisa científica / médica?

Alguns clientes contratam consultores de pesquisa científica / médica para ajudar a realizar análises e pesquisas científicas para melhorar sua organização e eficiência geral. Outros clientes são clínicas de pesquisa científica / médica que contratam consultores para ajudar no gerenciamento de um laboratório. Todos esses clientes procuram alguém com um conhecimento profundo que não possuem internamente.

Qual o perfil para consultoria em pesquisa científica / médica?

Se você tem formação e especialização em ciência ou pesquisa médica, mas também gosta de empreendedorismo, então a consultoria em pesquisa científica / médica pode ser interessante para

 

11. Consultoria de Vendas

O que é consultoria de vendas?

A consultoria de vendas fornece expertise na área de vendas: gestão de vendas, liderança de vendas, treinamento de vendas, desempenho de vendas e muito mais.

Por que os clientes contratam consultores de vendas?

A venda é uma das funções mais importantes de uma empresa. Sem vendas, você não tem receita. Os clientes contratam consultores de vendas quando estão lutando para atrair vendas, projetar equipes de vendas, treinar vendedores, monitorar o desempenho – ou qualquer outra coisa relacionada aos desafios de vender seus produtos ou serviços.

Qual o perfil para consultoria de vendas?

Se você gosta de vendas, gerenciamento de equipe de vendas, análise e melhoria dos dados de desempenho de vendas e gerenciamento, então você vai adorar atuar em consultoria de vendas.

 

12. Consultoria de transformação digital

O que é consultoria de transformação digital?

A consultoria de transformação digital está ajudando as empresas a implementar ou melhorar a tecnologia, melhorando o desempenho dos funcionários com a ajuda da inovação tecnológica.

Por que os clientes contratam consultores de transformação digital?

Muitas empresas estão ficando para trás em relação aos concorrentes em termos de tecnologia. Eles contratam a transformação digital para ajudá-los a mudar suas empresas, processos e pessoas para o uso da tecnologia que tornará os negócios mais eficazes. E mais do que isso, a transformação digital envolve principalmente pessoas e estratégias.

Qual o perfil para consultoria em transformação digital?

Se você gosta de tecnologia, planejamento, estratégia, liderança e operações, vai gostar de consultoria de transformação digital.

 

13. Consultoria de Qualidade / Conformidade

O que é consultoria de conformidade?

A consultoria de conformidade está fornecendo experiência em leis, regulamentações e benefícios de conformidade para organizações e empresas.

Por que os clientes contratam consultores de conformidade?

As empresas têm várias leis e regulamentos que devem seguir para evitar multas. Contratando um consultor com profundo conhecimento dessas leis e regulamentações frequentemente complexas, eles podem evitar riscos e economizar muito dinheiro.

Qual o perfil para consultoria de conformidade?

Se você tem anos de experiência em funções relacionadas à conformidade ou certificações de qualidade (normas ISO), gosta de escrever e fazer apresentações sobre tópicos legislativos e regulatórios e adora aplicar seu conhecimento a situações complexas, você terá sucesso em consultoria de conformidade.

 

14. Consultoria de SEO

O que é consultoria de SEO?

A consultoria de SEO oferece consultoria especializada em otimização de mecanismos de pesquisa para ajudar os clientes a ter uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa e gerar mais tráfego orgânico.

Por que os clientes contratam consultores de SEO?

Muitas empresas dependem fortemente do tráfego de pesquisa orgânica para obter mais clientes. Ao contratar um consultor de SEO, as empresas podem melhorar sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa – levando a um marketing mais eficaz, mais leads e mais vendas.

Qual o perfil para consultoria em SEO?

Se você gosta de uma mistura de marketing de conteúdo, design, análise de dados e estratégia, vai gostar de consultoria de SEO.

 

15. Consultoria de Liderança

O que é consultoria de liderança?

Consultoria de liderança é fornecer expertise nas áreas de liderança, tomada de decisão e gestão de talentos para ajudar os executivos a melhorar seu desempenho e, portanto, o desempenho de suas equipes e organizações.

Por que os clientes contratam consultores de liderança?

Liderar uma empresa envolve muitos desafios e responsabilidades e requer firmeza, coragem e resiliência. Bons líderes sabem que não têm todas as respostas, então eles trazem consultores de liderança e coaches executivos para ajudá-los a serem líderes mais eficazes.

Qual o perfil para consultoria em liderança?

Se você tem muitos anos de experiência na liderança de uma empresa ou organização, gosta de coaching e trabalha bem com equipes e ambientes sob pressão, então a consultoria de liderança é uma excelente escolha.

 

16. Consultoria Ambiental

O que é consultoria ambiental?

A consultoria ambiental fornece expertise em projetos ou questões ambientais. Eles trabalham em projetos relacionados à energia solar, qualidade do ar, gestão de resíduos, qualidade do solo e muito mais.

Por que os clientes contratam consultores ambientais?

Clientes do setor público e privado contratam consultores ambientais quando desejam garantir o sucesso de seus projetos. Eles querem evitar ações legais, multas e transações equivocadas – e a experiência de um consultor ambiental os ajuda a fazer isso.

Qual o perfil para consultoria ambiental?

Se você tem profundo conhecimento das leis e regulamentações ambientais, tem sucesso em gerenciamento de projetos e gosta de trabalhar com pessoas, também vai gostar de trabalhar com:

 

17. Consultoria de Inovação

O que é consultoria em inovação?

A consultoria em inovação fornece conselhos para ajudar as empresas a se adaptarem e mudarem de forma estratégica para criar crescimento e novo valor para os clientes.

Por que os clientes contratam consultores de inovação?

Se uma empresa está lutando para se manter atualizada com a tecnologia, ela pode contratar um consultor de inovação para sugerir o caminho a seguir – quer isso signifique novos produtos / serviços, uso de nova tecnologia / infraestrutura de TI ou um plano de crescimento.

Qual o perfil para consultoria em inovação?

Se você gosta de uma combinação de estratégia, operações, gerenciamento – e está obcecado por novidades e tendências de tecnologia – então você gostará de trabalhar em consultoria de inovação.

 

18. Consultoria de Processos de Negócios

O que é consultoria de processos de negócios?

A consultoria de processos de negócios fornece conhecimento e orientação sobre a implementação e melhoria de processos de negócios – os sistemas que gerem uma empresa.

Por que os clientes contratam consultores de processos de negócios?

As empresas contratam consultores de processos quando desejam crescer e escalar – e seus sistemas e processos atuais são confusos, ineficientes, desorganizados ou inexistentes. O consultor de processos de negócios chega e traz ordem ao caos de processos e sistemas confusos.

Qual o perfil para consultoria em processos de negócios?

Se você gosta de processos, empreendedorismo, sistemas e é muito organizado e presta muita atenção aos detalhes e tem o hábito de sistematizar as coisas, você se sentirá em casa como consultor de processos de negócios.

 

19. Consultoria de Relações Públicas (RP)

O que é consultoria de RP?

Os consultores de RP ajudam as empresas com sua imagem pública. Seu trabalho é tornar o público ciente das notícias relacionadas a uma empresa, produto ou departamento governamental de uma forma que crie interesse e aceitação.

Por que os clientes contratam consultores de RP?

Quando uma organização faz algo novo – lança um novo produto, dá uma entrevista coletiva, faz um grande evento – ela precisa chamar a atenção para essa atividade e apresentá-la de uma forma específica. Os consultores de RP os ajudam a atrair essa atenção por meio de vários canais, como comunicados à imprensa, mídia, promoção e muito mais.

Qual o perfil para consultoria de RP?

Se você adora trabalhar em ambientes de ritmo acelerado, tem excelentes habilidades verbais e de comunicação e possui um histórico comprovado em mídia e / ou estratégia promocional, você terá sucesso como consultor de RP.

 

20. Consultoria UI / UX

O que é consultoria de UI / UX?

A consultoria UI / UX oferece consultoria especializada sobre a interface do usuário e a experiência do usuário em produtos, mídia digital, software, aplicativos, sites da Web e muito mais.

Por que os clientes contratam consultores de UI / UX?

Em uma época em que toda empresa é uma empresa de tecnologia, é fundamental que seus sites e aplicativos sejam funcionais, fáceis de usar e ajudem tanto o usuário quanto a empresa a atingir seus objetivos. Os clientes contratam consultores de UI / UX para fornecer orientação e ajuda prática para criar interfaces de usuário e experiências bonitas e fáceis de usar.

Qual o perfil para consultoria de UI / UX?

Se você trabalha com UI / UX (ou design) e gosta de ensinar e explicar suas melhores práticas, conhecimento do mercado e foco no cliente, a consultoria de UI / UX é um ótimo campo para entrar.

 

Conclusão

Claro que existem inúmeros tipos de consultoria e a cada ano surgem novas modalidades. A questão é: que tipo de consultoria lhe interessa mais?

Você pode encontrar diferentes tipos de consultores para cada departamento: Marketing, Vendas, Contabilidade, Administração, Gestão, etc.

O que todos eles têm em comum é o seguinte: os consultores fornecem experiência e aconselhamento para empresas ou organizações.

Se você pode fazer isso, você pode ser um consultor.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre consultoria, confira nosso e-book “Consultoria Empresarial: 6 passos pra estruturar seu novo modelo”, totalmente gratuito. Basta Clicar Aqui

 

Novo em consultoria – e está buscando um caminho seguro para estruturar seu negócio?

Se você está interessado em começar um negócio de consultoria e deseja saber…

  • Qual o contexto deste novo mercado de consultoria e como não ficar para trás?
  • Como faturar mais sem depender de remuneração por horas de trabalho?
  • Os passos e a metodologia para estruturar sua consultoria e gerar mais resultados?

Conheça o curso “Consultor 4.0 – O profissional da nova economia”- 100% online. Veja Aqui o programa completo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Post Recentes